segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Brasil e México lideram na violência contra a imprensa na America Latina


O Brasil lidera a posição de violência contra a impressa na América Latina. Perde somente para o México. Essa péssima posição está indicada na pesquisa realizada pelo Instituto Gallup

A violência é identificada em atos físicos como a morte de profissionais, que só em 2011, foram seis, entre jornalistas e repórteres cinematográficos. E também, contra a liberdade de impressa, onde o País está na 47ª posição, num total de 112 países pesquisados.

79% consideram que a imprensa é livre.
21% acham que o Brasil precisa melhorar nesse quesito. 

Daniel Slaviero, vice-presidente do Comitê Permanente de Liberdade de Expressão da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), diz que a situação é muito preocupante. “A ameaça e a intimidação, inclusive o risco físico do jornalista, mostram que ainda há muito disso no trabalho dos profissionais da imprensa. Temos cobrado insistentemente das autoridades e da polícia para que apurem os fatos e não deixem nenhum desses casos sem solução”. 

Em 2011 foram seis jornalistas assassinados no Brasil, entre profissionais e repórteres cinematográficos.

O vice-presidente Daniel Slaviero, avalia de forma positiva a pesquisa por fazer esse levantamento, porém ele considera tem que se avançar para garantia da liberdade de expressão no Brasil.“Podemos citar entre eles as inúmeras decisões judiciais obrigando veículos e jornalistas à censura prévia. Ou seja, que eles sejam impedidos de noticiarem alguns fatos”.
A pesquisa traz ainda dados de países como a Holanda, onde 95% dos cidadãos consultados pelo instituto disseram que a imprensa é livre. Na ponta de baixo está o Chade, país no centro-norte da África onde a imprensa é livre para apenas 27% da população.


Fonte: Coletiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário