quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Crueldade nas redes sociais aumenta entre os adolescentes norte-americanos



Um estudo divulgado no dia 9/11 feito pelo Internet & American Life Project, em parceria com as organizações Family Online Safety Institute e Cable in the Classroom, descobriu que atualmente nos Estados Unidos, 95% dos jovens de 12 a 17 anos estão online, e 80% deles são usuários de redes sociais, para chegar a esses dados as instituições entrevistaram 799 jovens entre 12 a 17 anos e cada responsável (pais ou tutores) para saber como os adolescentes se comportavam e quanto tempo que eles passavam conectados as redes sociais.


Os resultados surpreenderam. Foi constatado que a maioria dos adolescentes visitam seus perfis em sites como Facebook e Twitter diariamente, tornando essas ferramentas de conversação e distribuição de informação, basicamente, em espaços sociais onde a vida real de cada individuo é compartilhada em rede, “para o bem ou para o mal”, diz o relatório do estudo.
Comportamentos agressivos e crueldade nas redes sociais também foi a principal questão analisada. De acordo com o estudo 88% dos adolescentes entrevistados afirmaram terem visto pessoas em rede serem agressivas e cruéis com outros também conectados, as situações estão distribuídas nos 12% que disseram testemunhar comportamento cruel com frequência, entre os 29% que disseram testemunhar às vezes esse tipo de comportamento e 47% dizem que já testemunharam uma vez ou outra.




Saiba mais:

http://br.noticias.yahoo.com/70-dos-jovens-americanos-se-sentem-confiantes-usaram-000935669.html

http://ambienteacreano.blogspot.com/2009/04/adolescentes-orkut-facebook-o-lado-bom.html

http://jovem.ig.com.br/oscuecas/noticia/2010/11/22/adolescentes+viciados+em+redes+sociais+podem+ter+comportamentos+de+risco+10218053.html

Texto na integra da pesquisa, em inglês: http://pewinternet.org/Reports/2011/Teens-and-social-media.aspx


Um comentário:

  1. É uma situação muito delicada.

    Se tendo livre acesso, nossos jovens tem contato, muitas vezes direto com esse tipo de comportamento, limitando o acesso ou extinguindo, seria um ato de exclusão digital? Já que a internet tem a função também informativa e social.

    ResponderExcluir