sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Grupo americano é investigado por controle ilegal de rádio em SP

O Ministério das Comunicações (MC) investiga a participação do grupo americano Disney ABC no controle da rádio Itapema FM, em São Paulo. O filho do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, é um dos investigados. 

Paulo Henrique Cardoso
 A emissora de nome fantasia “Rádio Disney” pertence a Paulo Henrique Cardoso, em sociedade com o grupo americano Disney. Paulo tem 71% da emissora, e o restante pertence ao grupo.

O MC apura se os americanos teriam maior atuação na programação e na operação da emissora, que funciona no prédio da Disney, em São Paulo.

O jornal Folha de S. Paulo procurou Paulo Henrique para falar sobre o caso. Ele delegou à Disney o esclarecimento sobre a gestão. O grupo disse que o comando da emissora é nacional.

Segundo a Folha, dois executivos da Disney, no Brasil, tem procuração para autorizar empréstimos, emitir cheques e vender bens da emissora, o que demonstra poder do grupo americano sobre a gestão da Rádio.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que procurações semelhantes têm sido usadas para transferir a gestão de emissoras a empresas ou pessoas que não podem ou não querem aparecer como controladoras. O caso será levado ao Ministério Público.

Paulo Bernardo, disse ainda que o envolvimento do filho do ex-presidente não influenciou na investigação.

A legislação brasileira diz que o controle do capital das rádios tem de ser nacional, e a programação deve ser comandada por brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário