quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Espetacularização Midiática e o Jornalismo

Por: Yuri Lima, Gabriel Maia e Saulo Lobo

      
      O termo “sociedade do espetáculo” foi inserido nos debates por Guy Debord na década de 1960 para análise dos processos e fenômenos na comunicação. Mesmo involuntariamente, todas as explanações estão ligadas a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, pois o espetáculo na mídia passa a desenvolver-se com o progresso do capitalismo na sociedade moderna.
      Quem nunca passou o dia em frente à TV assistindo o desenlace de um grande caso que atire a primeira pedra. Cada vez mais é comum o empenho da grande mídia comercial em transmitir e até mesmo influenciar na definição de muitos casos jornalísticos. Todos os meios de comunicação se dedicam na apuração de fatos que às vezes nem merecem tanto destaque, mas, que podem render muito para os cofres das grandes corporações midiáticas.
      Hoje as publicações jornalísticas se resumem à cobiça dos empresários da imprensa, que estão preocupados com resultados lucrativos. Os trabalhos jornalísticos foram transformados em produtos para satisfazer o mercado os espectadores e dos anunciantes. Os produtos baseiam-se em especular sobre a vida das personalidades públicas
     As personalidades públicas são tratadas pelas pessoas como imagens a serem seguidas, pois o público e o famoso são reflexo do sensacional, do modelo a ser seguido, ou a ser usado como exemplo para rejeição. Não há sentido para alguém viver no anonimato se ela pode ser como a personalidade.
      Em relação aos anunciantes, eles detêm de um espaço muito maior no veículo jornalístico do que o próprio jornalista para sua notícia, pois o que importa é o lucro, que muitas vezes é maior do que o lucro do espectador.
       Nos dias de hoje, os veículos que fazem o jornalismo não mercadológico no lugar dos de maior circulação e fama são os que fazem parte da imprensa alternativa. Como não fazem parte de nenhum grupo econômico ou político, têm total liberdade para suas publicações de conteúdo crítico e aprofundado. A imprensa alternativa de hoje traz a lembrança dos pequenos jornais que circulavam durante o regime militar, denunciando o regime e a sociedade capitalista.
      A TV como um meio de comunicação específico é detentora de três matrizes: imagem, áudio e vídeo; e acabou adquirindo ao longo do tempo a capacidade de influenciar nos rumos dos acontecimentos que devem ou não ser considerados políticos e que merecem destaque na grande imprensa. Bem como o espaço territorial em que esses fatos ocorrem é o que irá definir o seu critério de noticiabilidade. É certo que esse poder de definição da grande mídia não é absoluto, mas as circunstâncias em que eles ocorrem podem ser influenciadas pelos grandes meios de comunicação.
       Os acontecimentos políticos vinculados pela grande imprensa corporativista nos dias de hoje tomam rumos e características de um grande show, todos os holofotes ficam direcionados em um só “personagem”. Muitas vezes ou na maioria das vezes esses “personagens” nem são tão importantes para o interesse público, mas devido ao grande foco de luz redirecionado por uma pequena camada da “imprensa” que detêm a maior parte das concessões de meios de comunicação, acabam ditando os assuntos que são ou não de interesse da ma  
       Assim podemos afirmar aqui que a TV não é só um grande instrumento nos processos de definição e divulgação de noticias, mas, também é detentora dos comentários e interpretações que são feitos desses casos. Ela não é somente uma observadora e divulgadora de notícias, a TV também interfere no andamento dos acontecimentos. Os telejornais tomaram as rédeas da grande política, onde a lógica é direcionada pelas relações dos veículos com o sistema político, econômico e financeiro de seu país ou região. Em outras palavras pode-se afirmar que as narrativas dos fatos que ocorrem no mundo tomaram a posição e a estrutura lógica das telenovelas.  
      No mais recente caso, podemos destacar a suposta separação dos irmãos cantores de sertanejo Zezé di Camargo e Luciano. Em um show em Curitiba, os irmãos discutiram cinco minutos antes de entrar no palco. Porém, apenas Zezé di Camargo entrou no palco e começou a cantar sozinho, e já na 5ª música, Luciano entra e fala que eles tiveram uma discussão e vão se separar, mas a dupla irá cumprir a agenda até Março, este alegando falta de saúde. Na mesma hora, esse vídeo foi postado no site youtube, gerando especulações, incertezas e tristeza para os fãs da dupla. Hoje o vídeo contabiliza 462429 acessos no site. No dia seguinte, a televisão noticia que Luciano é internado após um desequilíbrio de potássio causado pelo uso de diuréticos, o que preocupou mais ainda os fãs, a família e amigos, e enquanto isso vários sites bombardeando toda hora com as novas informações, declarações de familiares e o boletim médico.
     Sobrou até para “Seu Francisco”, pai da dupla, que ficou famoso por ter a sua história contada no filme. Uma matéria feita pelo Fantástico, no domingo dia 30.10 (O Show da Vida – programa da Rede Globo) mostrou o pai implorando que os filhos não se separassem. 


FOTO DIVULGAÇÃO
       Ontem, (01 de Novembro) no Programa do Jô foi anunciado para a toda a imprensa, que a dupla iria se pronunciar sobre o caso, e as notas publicadas nos sites. Os sites afirmam que a briga foi causada por uma suposta amante de Zezé. Detalhe para a palavra usada suposta. Porque não checar os fatos se essa é a obrigação do jornalista? Espetacularização midiática. Confira agora um vídeo com algumas pessoas entrevistadas a respeito sobre esse tema. 


      







6 comentários:

  1. Esse caso da dupla Zezé di Camargo e Luciano, realmente foi marcante. Parecia que não havia mais nada a ser noticiado se não este. Surgiram vários motivos para a separação, cada veículo dava sua versão, mas não se preocupavam muito com a veracidade das informações. A palavra "suposta", como os colegas observaram, era a mais usada quando se tratava do assunto. Mas será que este caso merecia tanto destaque assim? Será que se fazia necessário um meio como o Jornal Nacional, onde seus minutos e segundos são preciosos, falar de uma caso como este? Na minha opinião isso cabe ao entretenimento, não ao jornalismo, que tem como missão abordar assuntos de relevância pública.

    ResponderExcluir
  2. É realmente incrível como o jornalismo voltado para o infoentretenimento costuma utilizar-se de "apelações" para chamar a atenção do público. No caso da suposta separação da dupla sertaneja, tivemos que aturar por vários dias aquele blá-blá-blá de sempre: Luciano é hospitalizado depois de uma briga com o irmão; Zezé visita o irmão no hospital e diz que a dupla continua firme e forte. Etcéteras e mais etcéteras. Acompanhar este caso em especial, para mim, foi praticamente como assistir à uma continuação do filme Os Filhos de Francisco. E concordo plenamente com o final da matéria. Durante todo esse drama midiático, quem se preocupou com a checagem dos fatos?

    ResponderExcluir
  3. Três pontos merecem destaque neste tipo de cobertura jornalística que prioriza as notícias de famosos. Um deles é o fato de que a forma como é conduzida a cobertura nos questiona sobre o fazer jornalístico na sociedade atual. Muitos podem se perguntar: isso é jornalismo? Outro ponto, que mantém relação direta com o primeiro, é o tempo destinado a este tipo de publicação. Com uma preocupação constante por audiência, os meios de comunicação acabam, muitas vezes, priorizando este tipo de notícia em detrimento a notícias que possam ser mais relevantes naquele instante. E o terceiro ponto, talvez o mais difícil de explicar, é que há público consumidor para este tipo de publicação. Seria uma questão social, ou seja, nós, brasileiros, gostamos de saber um pouco da vida do outro ou a falta uma educação de qualidade que direcione nossos pensamentos para uma reflexão crítica dos fatos é um fator agravante na nossa sociedade? Fazer jornalismo imparcial, independente e, sobretudo, de qualidade, é o que falta para os profissionais da atualidade.

    ResponderExcluir
  4. No dia em que foi anunciado a separação da Dupla Zezé di Camargo e Luciano vários
    veículos informavam diversas notícias diferentes sobre a dupla, usn diziam que o motivo
    foi que a dupla teve uma pequena discussão no show, ou seja um pequeno desentendimento
    outros que o motivo foi de uma suposta amante de Zezé, tanta espetacularização voltada
    pra essa noticia só por que a dupla é famosa, acima de tudo tem que haver veracidade
    em todos os fatos apurados para anunciar uma noticia, checar as informações, para uma noticia mais clara e precisa para o público.

    ResponderExcluir
  5. Não existe de fato uma preocupação de checar as fontes e informar com veracidade o ocorrido. A única preocupação é colocar nos holofotes e gerar ao máximo publicidade. No caso da briga entre os irmãos Zezé de Camargo e Luciano a cada momento apareciam mil suposições e versões diferentes mas nada concreto. Não interessa o compromisso com a verdade e sim em maneira de como chamar atenção do público e criar um espetáculo.

    ResponderExcluir
  6. Outro grande problema de toda essa espetacularização midiática é a exposição das pessoas envolvidas no problema. Por causa dessa ânsia de cobrir o ocorrido e mostrar primeiro a notícia, muitos jornalistas não apuram da devida forma podem até destruir a imagem de alguém, incriminando-o antes mesmo da polícia. E por vezes até inflamando mais a dor de quem está passando pelo problema.

    ResponderExcluir