sexta-feira, 26 de abril de 2013

A formação da rede descentralizada

A rede descentralizada é a estrutura da internet. O início da internet pode ser encontrado na Arpanet, um projeto criado pela ARPA. A ARPA é um departamento de defesa dos Estados Unidos que buscava a superioridade tecnológica militar sobre a união Soviética.

A comutação por pacotes foi a tecnologia utilizada como transferência de informações para a criação da rede interativa de computadores. Tal tecnologia consiste na divisão dos arquivos em pequenas partes que ao chegar ao destino determinado os arquivos são reconstruídos no arquivo original, ou seja, a cópia do arquivo é idêntica ao original. A rede tem como formadora da sua estrutura nós ligados entre si, assim formando um sistema de comunicação flexível e descentralizado, pois não possui um polo emissor das informações. Este sistema atende ao Departamento de Defesa a buscar de um sistema de comunicação resistente a um grande ataque.

Ao cair no domínio público, a rede de computadores ganhou grande poder de expansão seguida de várias evoluções tecnológicas que contribuíram para sua popularização e seu crescimento. Umas delas foram a criação do modem que permitiu a transferência de arquivos entre computadores pessoais. Com a troca e o acesso às informações houve uma tendência no compartilhamento de conhecimento ajudando no desenvolvimento de softwares livres e do movimento da fonte aberta.

O desenvolvimento da www desencadeou o aumento do número de usuários e consequentemente o alcance mundial na transferência de informações. Sem dúvida, uns dos grandes ganhos com a descentralização foi a quebra da comunicação vertical encontrada nos meios tradicionais. Na rede, todos são receptores e potencialmente emissores.

Este vídeo faz uma breve explicação de pontos abordados no texto como comutação por pacotes e a descentralização: http://www.youtube.com/watch?v=E4gcWJaw8aQ

Texto por Marcelo Freire

4 comentários:

  1. Sem dúvida,o desenvolvimento do WWW e a abertura da internet tornando possível a conexão entre várias redes ao redor do mundo,fizeram com que ela se tornasse uma rede autônoma,pois a conexão feita através de "nós" ela era mais simples e o custo era baixo,já que todos se tornaram produtores e receptores de conteúdo.Além da criação do modem,que facilitou mais ainda o acesso a rede.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, a internet incrivelmente conseguiu, através do WWW a união de diversos sistemas, o que implicou numa universalização da possiilidade de acesso à conteúdos. Mas, ao memo tempo em que uniu, não deixou de proporcionar a autonomia dos seus espaços formadores. Descentralizar implica, em determinadas situações, em popularizar, estabilizar e viabilizar métodos para que todos possam ser de fato "potencialmente emissores". O que ainda falta na nossa internet, tendo em vista que a inclusão segundo Pierre Levy é algo real e atual, é a educação das pessoas para que possamos usar as redes em favor da educação, da manutenção de um espaço democrático e da seletividade e busca de conteúdo. A internet foi uma criação, direta ou indiretamente, facilitadora da propagação da informação.

    ResponderExcluir
  3. Interessante saber que a internet que usamos hoje era antes apenas usada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos. Achamos tão natural sua expansão que é dificil imaginar uma coisa fechada. Sua descentralização foi o que nos possibilitou acesso.

    ResponderExcluir
  4. A internet começou na Arpanet, a ligação dessa tecnologia foi responsável pela criação da rede de computadores, a internet não tem um único emissor de informações, o que a deixa flexível já que todos com acesso a ela, podem publicar e receber informações o tempo todo, como muitas pessoas têm acesso a essa tecnologia, a internet acabou caindo nas “graças” do povo, o que gerou uma popularização da rede de computadores, o modem também facilitou essa expansão a partir do momento que pode a ver uma ligação com compartilhamento de informações entre computadores. O WWW, possibilitou que cada vez mais tivessem pessoas ligadas à rede em todos os lugares do mundo.

    ResponderExcluir