sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Origem da Net


Uma rede de computadores Montada pela Advanced Research Projects Agency (ARPA), em setembro de1969, pode se considerada a origem da internet. O conflito ideológico entre Estados Unidos e União Soviética foi o impulso para ser criada a ARPANET, pois os EUA queria alcançar superioridade tecnológica militar em relação a União Soviética. A ARPANET não passava de um pequeno programa que surgiu de um departamento da ARPA, chamado Information Processing Techniques Office, o IPTO, que tinha o objetivo de estimular a pesquisa em computação interativa. A tecnologia usada para esse objetivo funcionar foi a de comutação por pacote, desenvolvida independentemente por Paul Baran na Rand Corporation, o projeto de Baran de uma rede descentralizada, flexível, foi uma proposta feita ao Departamento de Defesa para a construção de um sistema militar de comunicações capaz de sobreviver ao um ataque nuclear.
A partir daí o objetivo agora era tornar possível a conexão da ARPANET com outras redes de computadores, isso introduziu um novo conceito: uma rede de redes. Para que pudessem falar umas com as outras, as redes de computadores precisavam de protocolos de comunicação padronizados, que aconteceu em parte 1973.Em 1975, a ARPANET foi tranferida para a Defense Comuication Agency, para tornar a comunicação por computador disponível para diferentes ramos das forças armadas. Em 1983 foi criada a MILNET, uma rede independente para usos militares específicos e a ARPANET tornou-se ARPA-INTERNET e foi dedicada a pesquisas. Em fevereiro de 1990, a ARPANET, já tecnologicamente absoleta , foi retirada de operação. (https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/historia-da-internet/tudo-sobre-internet/arpanet)

3 comentários:

  1. É inegável que algumas guerras trouxeram muitos recursos tecnológicos para a nossa atualidade. A Guerra do Golfo e a Guerra Fria, por exemplo, apresentaram um alto nível de aproveitamento e investimento tecnológico que, ainda hoje, são utilizados como padrões para desenvolvimento de novas tecnologias. É o chamado "mal que vem para o bem".

    Sabemos que a Arpanet foi justificada como uma maneira de permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa que trabalhavam para a agência em compartilhar online o tempo de computação. Sabemos disso devido ao sucesso do sistema criado pela Arpanet, que foi tanto que as redes da época se voltavam para a área de pesquisas científicas das universidades. Foi uma situação de aproveitamento, que, futuramente, seria desenvolvida e se tornaria a base da comunicação mais difundida do século.

    Portanto, a Arpanet contribuiu diretamente para a difusão e criação da importância de ter uma rede conectada entre vários ambientes diferentes.

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante, pois hoje em dia o que é usado como forma de entretenimento; diversão; pesquisa; comunicação; antigamente, foi criado pelos Estados Unidos alcançar a superioridade da União Soviética em relação a sua tecnologia na guerra que estava acontecendo entre os dois.
    Passado o tempo, foi dividido entre algumas universidades dos Estados Unidos para usar como forma de pesquisa, para se abranger culturalmente, intelectualmente... Com o tempo foi sendo dividido entre outras diversas universidade do país. Em seguida sentiu-se necessidade de compartilhar com outros locais, começou com a Europa, e de lá como era uma rede descentralizada e flexível os hackers fizeram aparelhos que serviam como roteador e começaram a dividir entre outros locais do mundo, tornando a ARPANET uma rede de redes. Depois de um tempo as pessoas estava sentindo a necessidade de se comunicar com outras pessoas que moravam em outros locais, sem pagar tarifas como as do telefone e para isso era preciso de protocolos de comunicação padronizados. E com o tempo passaram a surgir outras redes como a ARPANET para facilitar a comunicação, as pesquisas... Depois que descobrirão o que estava acontecendo a ARPANET foi transferida para outra empresa, e como seu uso foi diminuindo com o tempo ela foi substituída pela ARPA-INTERNET.

    ResponderExcluir
  3. De fato, como dito antes, as disputas entre potências impulsionou as pesquisas tecnológicas, gerando equipamentos que até hoje facilitam a vida cotidiana. Apesar da justificativa que iniciou os trabalhos no projeto ARPANET ser negativa, os resultados foram de certa forma positivos para as gerações seguintes. Prova disso é que hoje temos o acesso a esta rede mundial de computadores, que nos oferece tantas possibilidades de disseminação de ideias e obtenção de conhecimento.

    ResponderExcluir