terça-feira, 30 de abril de 2013

AS TECNOELITES


    
   A cultura tecnomeritocrática, chamada de tecnoelites por Castells, é relacionada com o Iluminismo e a Modernidade. Isto se deve ao fato de que a cultura tecnomeritocrática acredita no desenvolvimento científico e tecnológico como um elemento decisivo para o progresso da humanidade, assim como era no iluminismo, com a conhecimento e a razão. Por essa importância dado ao conhecimento, a relevância e a posição de um membro desta cultura resultam da contribuição para a comunidade. Percebe-se isto, através da afirmação de Castells: "Nessa cultura, o mérito resulta da contribuição para o avanço de um sistema tecnológico que proporciona um bem comum para a comunidade de seus descobridores".
   
     Um ponto também importante da cultura meritocrática é a grande validade dada à descoberta tecnológica . Existe também a crença que essa só possui relevância se estiver inserida dentro de um contexto de solução de problemas que possam trazer um bem em comum para a comunidade e se for julgada pelos próprios membros da cultura tecnomeritocrática. Porém, sua principal característica, como foi ressaltado no texto, é a comunicação aberta do software e a colaboração em rede. Essa acabou se tornando a maior contribuição das tecnoelites para a formação da internet, desenvolvendo a produção intelectual por meio da cooperação.
   
     A cultura meritocrática tem/teve importância substancial para o desenvolvimento da cultura digital e, principalmente, da internet, pois ajudou a democratizar o acesso a softwares que vieram a beneficiar a comunidade. Duas importantes criações das Tecnoelites são a Arpanet, que pode ser considerado como precursor da Internet, e a WWW, ou, World Wide Web, que fez com que a Internet deixasse de ser exclusividade dos meios acadêmicos

2 comentários:

  1. Muito se deve a tecnoelites, afinal, graças a sua filosofia de que o desenvolvimento científico e tecnológico é um bem ao progresso da humanidade, o acesso a internet passou a ser acessível a "todos". Hoje a internet é um meio de comunicação quase indispensável para a humanidade. Grandes feitos com impacto mundial aconteceram graças aos movimentos sociais criados on-line. E a evolução não para. Estamos saindo da era Web 2.0 para entrarmos em algo ainda mais consistente, que promete suprir a necessidade de educar o usuário da rede, tornando o web um lagar mais limpo de informações.

    ResponderExcluir
  2. É notória a contribuição das tecnoelites para o desenvolvimento da internet, esta que faz parte da sociedade moderna. O trabalho realizado por este grupo, que acreditava nos meios tecnológicos como fator decisivo para a evolução humana, fez com que o mundo pudesse ter acesso a uma rede descentralizada, possibilitando um novo meio de comunicação bem diferente dos que até então conhecíamos.

    ResponderExcluir