sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cultura Hacker



A cultura hacker veio logo após os primeiros experimentos da Arpanet, formado por um grupo de pessoas peritos no assunto que tinham como objetivo tornar o acesso a rede mais fácil e acessível a todos. No início da década de 1980 onde existiam 3 culturas de computador, a única preocupada em tornar a conexão mais acessível era a tradicional UNIX na qual alguns hackers. A importância da cultura hacker no encaminhar histórico da internet é muito grande, pois foi essa cultura que batalhou pelo acesso livre a todos e aos computadores pessoais.
 O surgimento e a disseminação da aplicação Linux para os usuários já tinha uma característica de ter uma fonte aberta, a qual é a procurada e apoiada pelos hackers, pois esse tipo de fonte gera a liberdade de conexão. O interessante da cultura hacker é que eles não possuem um retorno material ou financeiro para si, eles fazem isso para se sentirem importantes e ter um reconhecimento em que produziu, então são serviços feitos por boa vontade, sem a intenção de levar vantagens através dos outros, o que é visível no mundo capitalista e globalizado de hoje.
Por ser uma cultura global e virtual possui membros de toda parte do mundo, cada um com uma visão e pressupostos diferentes, o que enriquece a cultura.  É uma cultura que une o homem á máquina gerando uma nova identidade para o hacker onde será preciso ter um conhecimento elevado da computação, e que para se destacar o hacker deve ser criativo, ter um espírito de companheirismo e compartilhar suas informações. O maior problema enfrentado pelos hackers atualmente é que eles são bastante confundidos com os crackers, que são cibercriminosos que se aproveitam do conhecimento em informática para cometer crimes, como roubar, acessar conteúdos restritos e outros. A cultura hoje ainda é muito importante por manter os mesmos princípios, de poder compartilhar a interconexão dos computadores livremente.

Aluno: Pedro Nunes e Souza
Matrícula: 1221397
Turno: Noite

4 comentários:

  1. Aproveitando o gancho do colega vamos falar de cultura da internet,ela é dividida em quatro camadas:a cultura hacker aqui citada no texto,a cultura comunitária , a cultura tecnomeritocrática e a cultural empresarial. juntas elas deram origem a ideologia da liberdade,onde se pode observar abertamente na internet.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com a difusão da informação no mundo contemporâneo, ainda é comum pessoas acharem que os hackers são bandidos da internet. Os hackers são, basicamente, um grupo de indivíduos que sabe muito sobre computadores e tem uma ética de compartilhar seus conhecimentos a fim de aprimorar a rede, softwares entre outros. Os bandidos da internet são os crackers.

    ResponderExcluir
  3. A cultura pode ser definida em um conjunto de valores e crenças que formam o comportamento. E esses padrões respectivos do comportamento geram costumes que são repetidos por instituições e organização social, tendo uma construção coletiva que transcende as preferencias individuais.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho desenvolvido pela cultura harker é interessantíssimo, pois vai de encontro ao capitalista e se realiza no cooperativismo, onde especialistas em desenvolvimento de softwares do mundo todo podem contribuir para criações tecnológicas de bem comum. É uma pena que esta cultura seja tão confundida com os crackers, estes que usam seus conhecimentos para agir de má fé, prejudicando o outro. Contudo, acho que precisamos de uma maior valorização desta cultura harcker, onde as pessoas passem a conhecer esta que traz em sua origem este trabalho coletivo.

    ResponderExcluir