quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hackers: A criatividade e a liberdade na internet


Reconhecida pela forma de reinventar e inovar nas maneiras de se comunicar em rede, construindo um ambiente livre,englobando interações entre pessoas e máquinas através da criatividade intelectual fundada na cooperação e liberdade, os hackers constitui um grande alicerce na história da construção da internet.

Diante de várias características e valores próprios dos hackers, o que mais se destaca é o sentimento comunitário que entre outras características, aceita e respeita a hierarquia com base na excelência tecnológica e nas contribuições ao código se não for vista como interesseira e sim exercida para o bem igual de toda comunidade. Apesar do alto rigor em suas pesquisas, acreditam no comportamento de suas criações e na liberdade de como estas descobertas podem e são disponibilizadas, reinventadas e propagadas em qualquer canal.

Apesar das trocas de conhecimento mútuas e por pertencerem a uma mesma comunidade de ideais e características em comum, não possuem muito contato físico, só se conhecem pela internet, diferenciando assim dos acadêmicos meritocráticos como os criadores da ARPA que praticavam o hacking, mas não eram hackers no sentido cultural por manterem bastante contato pessoal.

Diferente do que a mídia diz,não são devastadores de redes e sistemas, irresponsáveis revoltados que são viciados em computadores. Esses são chamados de crackers e pertencem a uma subcultura de cibertipos rejeitada pelos hackers já que estes denigrem a imagem da cultura através da irresponsabilidade de comportamento pessoal.

Na Suécia está sendo produzido um filme para mostrar realmente como são os hackers.
Conheça um pouco mais sobre o HACKITAT

7 comentários:

  1. Realmente,é fácil confundir a cultura Hacker e lhes atribuir adjetivos como irresponsáveis e desordeiros pela má fama que a mídia faz dessa cultura.Mas os hackers são extremamente organizados entre si.Há entre eles uma política de compartilhamento de informações,pois eles visam a melhoria de programas através da cooperação mútua,apesar da maioria se relacionar apenas virtualmente.Desde o desenvolvimento do sistema operacional UNIX-que padronizou a linguagem dos softwares,possibilitando que esse sistema fosse rodado em qualquer máquina-,depois o Linux, até o Windows,os crackers, segundo Levy, são uma "cultura de criatividade intelectual fundada na liberdade,na cooperação,na reciprocidade e na informalidade.

    ResponderExcluir
  2. Foi incrível a descoberta da diferença entre hacker e cracker, isso deveria ser veiculado de modo que todo mundo soubesse diferenciar. Pois com certeza quem é hacker, se esforça, estuda, trabalha para os avanços da internet e de programas ser comparado com alguém que utiliza esses conhecimentos para prejudicar, roubar e tirar proveito de outras pessoas deve ser bastante difícil. Devemos reconhecer a importância dos hackers para os avanços e para o que temos hoje. Eles tem minha admiração por serem tão conhecedores da generosidade e de fazer isso sem ver a quem, pois eles desenvolvem tudo sem saber ao certo quem ajudam.

    ResponderExcluir
  3. O sentimento comunitário dos hackers é o que é mais admirável, desenvolver e compartilhar, apesar de que todo tipo de crime que é feito na internet a mídia erroneamente colocar a culpa neles e consequentemente todo mundo acaba pensando que são os hacker os "vilões'. Mas na verdade são os grandes salvadores da vida de muita gente na internet.

    ResponderExcluir
  4. De fato, essa descoberta que tive que Hackers não são os Hackers que pensamos ser e sim os Crackers foi muito importante. Para alguém que não sabe dessa informação iria ler o começo desse texto e indagaria que o autor do mesmo estava errado ou, até mesmo, louco! Hacker para a maior parte da sociedade é visto como o vandalo e criminoso assim como todo amido de milho se chama Maizena. Na verdade, eles são grandes auxiliares do meio digital.

    Thays Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Incrível é poder saber que os Hackers seguem um código de ética. E como como a mídia tragicamente distorcendo as reais informações criaram em nossa mente de que eles são tiranos, cruéis e de são responsáveis por crimes hediondos.Sendo na verdade facilitadores de diversas plataformas na rede.

    ResponderExcluir
  7. Os hackers tiveram uma enorme contribuição na abertura da interação na Internet. Através deles, surgiu a proeminência de interatividade entre os usuários da rede, a necessidade de comunicação e a liberação de conteúdos.

    Contrariando a visão dada pela mídia, os hackers são confundidos com crackers e ciberpunks, que têm exatamente um comportamento diferente dos mesmos, utilizando a Internet para fins obscuros e negativos.

    Portanto, em se tratando da liberação de conteúdo na rede mundial de computadores, sua total relação com a liberdade de expressão, e a influência entre a importância da relação de pessoas e conteúdos na rede, os hackers foram responsáveis pelo crescimento da Internet em vários fatores diretos, e de extrema relevância.

    ResponderExcluir