sexta-feira, 26 de abril de 2013

Hackers - Defensores digitais e herois de uma Nova Revolução.

As palavras principais que definem os hackers são apenas duas: comunicação livre

Desenvolvendo um papel de sumária importância no que se refere à sociedade informacional, os hackers são uma grande representação do significado da cultura tecnomeritocrática. Conhecidos, em geral, por um cunho negativo, pouco se fala sobre a enorme contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico para a humanidade.


Conforme podemos acompanhar no texto "A Galáxia da Internet", afirmou Pekka Himaren que "(...) a ética hacker é característica cultural da sociedade informacional". Os hackers são, portanto, a ponte da relação entre a tecnomeritocracia e o conteúdo reservado burocraticamente da Internet. 

A mídia, por sua vez, reage à quebra de informações e sigilo feita pelos hackers, classificando-os como antiéticos, e dão uma imagem completamente negativa de seus comportamentos, como se fossem transgressores. Portanto, confundidos com os crackers e os ciberpunks. Os primeiros são pessoas que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programa para fins exclusivamente criminosos, e os segundos são  determinados em invasões a computadores alheios por dinheiro e diversão, traduzindo sua rebeldia revolucionária para a virtualidade.

Na realidade, os hackers transgridem apenas para o bem, pois abrem à população um conteúdo disponível apenas a um grupo de pessoas, por questões empresariais, por exemplo. 
Um desses exemplos que podemos citar aqui é a rede de informações confidenciais do Governo, Wikileaks, que tem sido retratada como a maior referência atual para o comportamento hacker.

A maior contribuição fornecida a todos pela cultura hacker é a interação na Internet. Criada pela tecnomeritocracia, a Internet sempre foi feita para a interatividade, porém poucos a viam como para tal fim. Entre os poucos, leia-se: hackers. A Internet não teria a metade da interação que possui hoje se não fosse pela atualização tecnológica formentada pelos hackers. Sua intenção para fornecer softwares gratuitos, por exemplo, deu um enorme retorno através da acessibilidade, antes inimaginável, na rede mundial de computadores. Por essa razão, os hackers são figuras autônomas (ou não, existem hackers que financiam seus serviços, terceirizando-os) que tiveram e continuam tendo um importante significado dentro do contexto da Internet.


Texto: Mayara Magalhães

9 comentários:

  1. A cultura hacker é vista com maus olhos pela mídia,mas é graças as suas contribuições que hoje temos acessos a programas gratuitos.Baseados em uma crença de cooperação e interação,os hackers se organizam virtualmente e usam do seu conhecimento técnico para invadir sistemas e torná-los disponíveis aos que estão conectados á rede.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico imaginando se esse grupo de pessoas não tivessem questionado as possibilidades que a internet tinha. Será que ela seria o que é hoje?

    Acho que é por isso que criaram esse estereotipo de que hacker é uma coisa nociva, para afastar o seu real significado da cabeça das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. O comum é relacionar os hackers, de uma forma geral, aos crimes que acontecem na internet. O que ninguém sabe é que os verdadeiros responsáveis por isso são os crackers ou cibercriminosos e a cultura hacker é contribuinte para a criação e para o desenvolvimento da internet, absorvendo deles, então, uma série de irresponsabilidades. A principal função do hacker é, justamente, cuidar da segurança de um sistema, encontrando aberturas que devem ser fechadas para evitar o pior.

    ResponderExcluir
  4. A maioria das pessoas influenciadas pela midia, que convenhamos não merece confiança total, associa todos os crimes cometidos na internet aos Hackers, e ja é tão fixado na cabeça das pessoas isso que elas não conseguem entender quando alguem tenta explicar a diferença entre Hackers e Crackers, sempre lembram de algum exemplo que passou na televisão onde afirmam que um hacker invadiu algum sistema. Mas ao contrario do que a midia afirma eles não cometem crime, eles são profissionais que cuidam da segurança de um sistema.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto e acredito que a essência da palavra "hacker" e de todas as suas atividades beneficentes às redes e aos seus usuários se resumam já no primeiro parágrafo. Particularmente, só acrecentaria que esses técnicos também trabalham na abertura de espaços de ordem restrita e sempre em cooperação uns com os outros. Apesar de suas conquistas e contribuições para a humanidade, como é citado no próprio texto, essa parcela da sociedade virtualmente ativa sofre pelo preconceito de terem suas ações vistas de forma deturpada.Não sei se faço uma correta e cabível comparação mas assim como Maquiavel, os hackers foram propagandeados como nocivos e "indignos" por parcelas da sociedade que temem seus conhecimentos e as consequencias deles que possivelmente levarão à uma democratização do conhecimento e do espaço da internet.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, os Hackers ainda são confundidos com os Crackes e Ciberpunks. Apesar de que, muitas vezes, os Hackers até mesmo rejeitam esses outros dois grupos. Eu gostei bastante do texto, ele nos faz pensar mais sobre a importância que a cultura hacker tem sobre a internet. Aproveito o comentário para citar algumas das características dessa cultura, tais como liberdade (como foi dito no texto), o sentimento comunitário, a informalidade (o que não quer dizer que seja uma coisa negativa) e a virtualidade.
    Também acho muito interessante o fato de que entre os Hackers há um sentimento de superioridade. Mas cá entre nós, eles realmente entendem muito do assunto. Um parabéns a todos os hackers que tornaram a internet o que é hoje!

    ResponderExcluir
  7. Como citado em outros comentários, o texto é bem bacana, bem esclarecedor aos termos. A rede mundial é como é hoje graças aos caras, que pensam sempre em melhorias para o bem comum. Acredito que a marginalização a eles se dê pelos mesmos motivos que outras pessoas que obtinham grandes conhecimentos foram. Conhecimento = poder, e poder sempre tende a estar nas mãos dos poucos que comandam, é de interesse dos poucos que o poder continue com eles. Isso sempre aconteceu.. eram os taxados bruxas, filhos do demônio, loucos, nos tempos em que a Igreja Católica dominava o mundo, para que pessoas com algo significativo a dizer/fazer perdessem a credibilidade.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Me surpreende ao saber a verdadeira história dos Hackers, que não são o que a mídia diz, como quebrar códigos, penetrar sistemas ilegalmente ou criar um caos no trafego dos computadores, sendo esse os crackers. A cultura deles também é um conjunto de valores que emergiu das redes de programadores de computador que interagiam online.

    ResponderExcluir