quinta-feira, 25 de abril de 2013

Rede Descentralizada


Com a criação da rede descentralizada a internet ganhou muitos benefícios para o seu funcionamento. Nós sabemos que no começo a rede online de internet era composta por um sistema de rede centralizada e que deixava ainda muito a desejar. Pois uma rede dependia da outra para o seu funcionamento, elas era interligadas por um "núcleo" de rede, que ficava ao meio e que se interligavam com outras partes. 
Era como se fosse uma estrela com redes interligadas ao seu redor, caso esse sistema sofresse algum dano ou queda de energia ou sistema, todas as outras redes sofriam perdas. O que era bastante complicado, pois muitas vezes se perdiam arquivos, além da rede ser dependente da outra. 
Com o passar dos tempos os pesquisadores de um dos departamentos de pesquisa de rede o IPTO (Information Processing Techniques Office), conseguiram produzir uma nova espécie de rede onde os computadores ficariam ligados interativamente, porém sem a dependência de outra rede. Era uma tecnologia bastante nova e que foi recebida com muito entusiasmo, pois com a transformação de rede centralizada para rede descentralizada a rede de transmissão de dados e informações ia ficar muito mais eficaz e independente. 
O sistema de transmissão de dados era feito por pacotes, onde se dividiam os arquivos em pequenas partes que seriam enviadas pela rede e quando chegasse ao seu destino elas se reconstituíssem igualmente. O que inovou, pois com esse método de rede descentralizada o compartilhamento de arquivos e informações na rede ficou mais facilitado. O pedido de construção desse sistema era uma proposta para o sistema de comunicação militar não se perde-se caso houvesse um ataque nuclear, porém esse nunca foi o objetivo da Arpanet, que sempre visou a evolução e disseminação de informações na rede.
A gente pode analisar isso como uma grande revolução da internet, pois com isso a Arpanet conseguiu que outras redes de computadores se interligassem uma as outras e mantivessem uma rede "viva" de comunicação: era uma rede das redes. Eles só não sabiam que estavam criando um dos sistemas mais importantes para a internet moderna. Isso sem falar na segurança e privacidade que foi conseguida por meio desse novo sistema de rede, que agora contava com endereços de IP para identificação da rede.


4 comentários:

  1. Gostei da comparação da rede centralizada, "Era como se fosse uma estrela com redes interligadas ao seu redor", pois representa bem como era a rede centralizada. No caso da estrela, que mantêm seu campo de força, se algo interfere nesse campo, resulta numa perda qualitativa para a estrela central. Na rede centralizada, cada rede dependia de outras redes, então se uma dava problema, todas tinham problemas. Muito boa a comparação!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como todos os desdobramentos da internet carregam uma característica democrática, descentralização se ver em quase tudo no que tange ao universo da rede, só a título de "ilustração", Sejam no surgimento dos novos produtores de video (youtube), formadores de opinião (blogosfera), etc.. A descentralização implicou, em última análise, numa situação cada vez mais livre do paradigma receptor/emissor, porque todos podem agora, no momento que quiserem, sair da condição de somente receptor.

    ResponderExcluir
  3. É interessante acompanhar as mudanças na rede. Começou centralizada, depois descentralizou e especialistas apontam que num futuro não tão distante as informações serão guardadas em nuvens eletrônicas. Isso quer dizer que mesmo que deletemos o arquivo no nosso computador ele estará presente em alguma nuvem em algum lugar. Pra mim é ainda utópico e difícil de entender, mas é um avanço que merece atenção e que vai revolucionar a rede.

    ResponderExcluir