terça-feira, 23 de abril de 2013

Redes sociais e as lutas políticas




A internet é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para diversas atividades. Nela tudo pode ser resolvido com apenas um clique, inclusive problemas sociais e políticos.
A tecnologia propiciou que muitos movimentos sociais virassem realidade. A Primavera Árabe foi uma das principais manifestações que se desencadeou através das redes sociais. A partir da união de alguns usuários e divulgações na rede, milhares de pessoas foram as ruas e pediram o fim das políticas ditatoriais vigentes.
Outra ajuda importante que esse meio dá é aos moradores de países com grande repressão à liberdade de expressão. Através de páginas na rede, mantidas por eles, o mundo pode conhecer a verdadeira realidade desses lugares. Um caso bastante conhecido é o de Yoani Sánchez que escreve um blog em Cuba contando sobre a opressão da ditadura na vida dos cubanos.
Com a internet o mundo perde as fronteiras e suas ferramentas devem ser usadas para ocasionar melhorias, inclusive as que dizem respeito ao bem estar da sociedade e o progresso do homem.

Quer saber mais sobre a Primavera Árabe? Veja aqui.

Gabriela Neres 

11 comentários:

  1. Beira ao utopismo o que se pode fazer com a internet, concordo que é uma ferramenta com um potencial infinito! Mas como qualquer grande ferramenta, ela pode ser usada tanto p/ bem quanto p/ mal... Há inúmeras variáveis de efeito, tanto revolucionárias quanto retrogadas.. É uma ferramenta no qual para um uso mais efetivo no que diz respeito a progressos carece de mentes ativas como a sua! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, acho que descreve de forma sucinta a internet como ferramente de professo político e sócio-cultural. Além da própria divulgação da indignação do povo, também há o acesso do povo ao conhecimento dos outros governos, das outras culturas, o que vem criando essa reflexão simultânea de diversos países, que passam por esse momento por um governo opressor e censurado. Trouxe o pensamento crítico ao longo desses anos, e que atualmente está se alastrando e explodindo em forma de protestos e publicações combinados e postados na internet.
    É realmente uma quebra de limites para a sociedade de antigamente, uma evolução que tem tido grande valor positivo.

    ResponderExcluir
  3. As redes sociais, além de uma interação entre a sociedade,faz com que movimentos políticos tenham expressões ,e possam disseminar através dessas redes ,seus pensamentos e opiniões para que a população possa estar inteirada sobre tudo o que acontece no mundo,o porque desses movimentos lutarem por seus valores que envolve todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente me senti atraída a ler pela imagem escolhida pela autora. Muito adequada, pertinente e que desperta a curiosidade.
    A maioria das pessoas que utiliza a internet como meio de comunicação não tem ideia do poder que possui. Estar "na rede" presente no ciberespaço é ter oportunidade de ouvir, ser ouvido e ainda receber resposta e gerar consequências a partir do que foi dito. As redes são exatamente armas que podem ser usadas para o bem e para o mal, cabe a cada um de nós escolher e ter controle sobre esse poder que nos foi dado pelos avanços da tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth agradeço, pena que um pouco tarde rs, o elogio a imagem escolhida por mim. Do jeito que ela despertou interesse em você fez em mim porque nela vejo representada o que eu penso sobre os "rebeldes armados" do século XXI.

      Excluir
  5. A internet tem sua importância também ligada ao contexto social, onde pessoas usam de sua tecnologia para falar sobre problemas ou denunciar algo que está errado, as redes sociais são uma das formas de se fazer uma revolução a fim de que haja mudança na sociedade, já que as redes sociais alcançam grande parte das pessoas, muitas das revoluções começaram com um simples clique no mouse e ganharam grandes proporções do mundo todo, como o caso citado no texto da escritora cubana, que falava sobre os problemas da ditadura cubana.

    ResponderExcluir
  6. Assino em baixo Diego e Ruth (sinto falta das marcações do facebook nos comentários aiasioa) li a pouco outro texto relacionado sobre.. Concordo que ainda é uma utopia ciberativismo, falta conhecimento para que essa ferramenta de poder inimaginável possa ser usada de forma mais canalizada pra essa vertente. Só comentar que discorda de algo on-line não necessariamente vai fazer com que aquilo melhore. Ex: O que adianta eu deixar a hashtag #MarcosFelicianoNãoMeRepresenta nos assuntos mais comentados do mundo no twitter e o cara ainda ta lá, representando nossos direitos humanos, saca?! Por mais que a internet junte mais as pessoas pra que elas possam compartilhar de um pensamento comum, não vai adiantar se não houver atitude de se organizar e tomar verdadeiras providencias.

    ResponderExcluir
  7. Arrasou, Gabi. Todos comentando no seu texto. Mas então... seu tema foi o mesmo do meu e a maneira como o defendeu foi tão boa quanto a minha. rsrsrs O exemplo do ocorrido na primavera Árabe é realmente algo que prova o poder de uma manifestação virtual. Mostra que esse "mundo virtual" não é um universo a parte, é uma extensão clara do que somos e de como atuamos na sociedade. As questões debatidas na internet e o posicionamento que as pessoas tomam nela são reflexos de seus próprios anseios. Espera-se então a clareza de que grupos que estão infelizes com certa questão podem expôr seus sentimentos e se unirem com outros que servirão de suporte em algo que poderá ser uma manifestação com um poder incrível e que facilmente pode "ultrapassar o véu virtual" e começarem a atuar na realiadde física. Mudando, então, qualquer problema que esteja sendo confrontado. Claro que a obtenção de uma mudança estará ligada ao poder que essa manifestação obter tanto a nível virtual quanto real. Espero que essa noção chegue em cada usuário da internet e que eles saibam que tem sim a chance de se posicionar e ser ouvido. A internet atinge seus usuários de uma forma incrivelmente abrangente, alguém, em alguma parte do mundo, pode concordar com seu posicionamento e dar o suporte que você precisa pra ideia se materializar.

    ResponderExcluir
  8. Revolução seria a palavra!? Sim ,as redes sociais possuem muito poder quando se fala de manifestações por compartilhamentos afinal é mais cômodo para um indivíduo compartilhar um cartaz em sua cronologia do que levantá-lo nas ruas.Acho uma atitude hipócrita,mas que ocorre cotidianamente .

    ResponderExcluir
  9. De fato as fronteiras foram quebradas com o avanço da internet. Pessoas de longe poderam se aproximar e o acesso a informação foi facilitado. Isso fez com que as pessoas tivessem mais oportunidades para "falar", para irem em busca de seus ideais. De fato isso foi otimo para os paises e lugares "esquecidos pela sociedade". Exemplo disso é a blogueira cubana, Yoani Sánchez, que usava seu blog como voz contra a ditadura comunista.

    Thays Saldanha

    ResponderExcluir