quarta-feira, 24 de abril de 2013

O desenvolvimento da comunicação eletrônica

Para começar falando de tecnoelites é importante ressaltar que o software de fonte aberta é um ponto marcante no desenvolvimento da internet. Essa abertura é estabelecida através de uma ''cultura tecnomeritocrática'', que significa a crença no bem independente ao progresso tecnológico e científico como importante objeto no desenvolvimento social. Sua característica marcante está representada por serem membros tecnologicamente competentes reconhecidos pela sociedade.

Certos valores acadêmicos estimularam a elaboração e o desenvolvimento de um sistema de comunicação eletrônico universal, que pudesse interligar computadores e pessoas, a fim de aumentar a comunicação interativa.

São características desse sistema a descoberta, os avanços tecnológicos; a importância de um descobrimento está ligada à sua contribuição na busca de soluções para os problemas científicos e tecnológicos; a coordenação dos projetos ficam nas mãos de autoridades respeitadas tecnologicamente, pois tinham confiança e credibilidade; o tecnólogo tem o dever de seguir as normas, sejam elas formais ou informais; as pesquisas devem ser abertas, e seus resultados passíveis a avaliações, exames e comentários de outros pares, pois a pesquisa acadêmica não pode gerar competições individuais.

Desse modo, é possível ver que a cultura da internet baseia-se no exercício da ciência, de experimentação, análise e discussões acerca dos resultados pesquisados, com créditos aos autores de cada descoberta.

6 comentários:

  1. Se tratando de desenvolvimento/inovação é essencial os sistemas abertos, abre possibilidades de interações de forma mais fácil, as maiorias inovações e progressos que tivemos além dos tecnológicos como no campo de outras ciências também vieram da diversidade de idéias, da mistura dos saberes, ideologias, dos encontros inesperados nos corredores etc.. No há campo mais fértil para geração de novas idéias, logo inovações, do que as interações de diversos saberes no solo da liberdade!

    ResponderExcluir
  2. A tecnoelite,por ser uma cultura tecnomeritocrática,visa o desenvolvimento tanto científico,quanto tecnológico,através do compartilhamento de informações que geram novos conhecimentos e interatividade entre as pessoas, pois "a descoberta tecnológica é o valor supremo".

    ResponderExcluir
  3. Através do compartilhamento de informações, há um avanço tanto no conhecimento quanto na tecnologia, que auxiliam, portanto, num avanço na sociedade. Em se tratando do software de fonte aberta, pode-se afirmar que ele foi um importante auxílio para a internet e fundamenta que as culturas (tecnomeritocrática, hacker, empresarial) não estão dispostas a trabalharem de uma maneira em prol do próprio desenvolvimento, com a permissão de alterar o cógido fonte permitindo assim a criação de outros programas, favorecendo a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. A tecnoelite é uma cultura que possibilita a divulgação de informações através da internet, visando o desenvolvimento de uma comunidade. Seus membros são especialistas em tecnologia e tudo o que se é descoberto através dessa cultura é em favor de todos.O software de fonte aberta, foi a característica tecnológica muito importante no desenvolvimento da Internet. E essa abertura surgiu da cultura tecnoelite, que divide suas descobertas com outros especialistas.

    ResponderExcluir
  5. A tecnoelite é uma cultura que possibilita a divulgação de informações através da internet, visando o desenvolvimento de uma comunidade. Seus membros são especialistas em tecnologia e tudo o que se é descoberto através dessa cultura é em favor de todos.O software de fonte aberta, foi a característica tecnológica muito importante no desenvolvimento da Internet. E essa abertura surgiu da cultura tecnoelite, que divide suas descobertas com outros especialistas.

    ResponderExcluir
  6. A tecnoelite é uma cultura que possibilita a divulgação de informações através da internet, visando o desenvolvimento de uma comunidade. Seus membros são especialistas em tecnologia e tudo o que se é descoberto através dessa cultura é em favor de todos.O software de fonte aberta, foi a característica tecnológica muito importante no desenvolvimento da Internet. E essa abertura surgiu da cultura tecnoelite, que divide suas descobertas com outros especialistas.

    ResponderExcluir