quinta-feira, 25 de abril de 2013

(W)elocidade, (W)ersatilidade e (W)iabilidade


         A internet surge com a tentativa de comunicação entre computadores de determinadas instituições. À medida que esses sistemas privados de comunicação intragrupal, podendo citar a ArpaNet e a UseNet, passam a interagir e os usuários dessas redes passam a se diversificar e aumentar em número, a internet vai perdendo seu cunho institucional e permitindo que pessoas que possuíssem conhecimento técnico para tal pudessem não somente acessar mas também serem produtores de tecnologia.
            Nesse espaço, através do grande investimento finaceiro e intelectual de determinados usuários é que surge a World Wide Web, ou simplesmente WWW. Esse sistema, criado por Tim Berners-Lee, programador inglês, integrava uma espécie de navegador/ editor que possibilitava a transmissão e obtenção de arquivos como “html” e “uri”. A grande sensação foi causada pelo fato de esse novo invento poder ser acessado em qualquer parte do mundo e ter compatibilidade com os diversos sistemas de comunicação existentes na época.
            Ainda hoje existente, a WWW deu abertura à criação da interatividade com o mouse e a dinâmica revolucionária trazida pelo uso do “hipertexto”. A WWW é constituinte darede de comunicação global, a internet, e de uma das características que a define: a ttroa de informações e abrang’encia global de conteúdo.


Texto por Gustavo Freitas

12 comentários:

  1. Um dos primeiros passos a serem dados quanto um ambiente potencialmente democrático foi dado, a massificação de acesso! Que já é grande embora falte MUITA gente pra entrar nessa ainda...

    É um fator limitador, no que tange a um desfrute mais rico da rede, um conhecimento préviu da ferramenta, porém inevitável.. Logo o que seria um segundo passo poderia ser não só a ação de colocar tais ferramentas a disposição da massa, como tem acontecido cada vez mais, como também potencializá-las para um uso mais efetivo.

    No que diz respeito a tecnológia de integração que possibilita acesso de qualquer lugar, de vários aparalhos etc. É algo fantástico! Nunca tivemos as possibilidades de relações que temos agora, entretanto a técnica não resolve tudo.. É evidente que as tecnologias evoluem num ritmo bem mais acelerado do que os paradigmas sociopolíticos.. Falta o que comentei anteriormente, potencializar as massas em frente a alta tecnologia que já temos em mãos!!!

    Gustavo, um abraço! :)

    ResponderExcluir
  2. A internet é de um tamanho enorme, e ao mesmo tempo ela não ocupa espaço nenhum.Essa invesão é de extrema importancia e foi através dela que surgiu essa ferramenta facilitadora: O "World Wide Web". O surgimento dela é interessante.Em 1980, o ingles Tim-Berners desenvolveu um projeto chamado ENQUIRE, que era utilizado somente para armazenamento de informações de seu trabalho.O que era mais interessante é que o sistema criado era baseado em páginas ligadas umas nas outras, o que tornava a navegação muito interativa.Então seu chefe o incorajou a implantar seu sistema criado em uma estação de trabalho NeXT.Ele aceitou e o nome escolhido foi justamente esse: world wide web (grande teia mundial).Em 1990, Lee já tinha construido em seu projeto as ferramentas necessárias para o funcionamento da Web (HTTP, HTML, e o primeiro browser chamado www).Graças a ele, hoje temos livre acesso, de forma interativa e fácil, à várias páginas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. A Arpanet,criada na década de 60,se resumia a pesquisas de universidades norte-americanas voltadas para objetivos militares e era bastante restrita.Já na década de 90, com a criação de uma rede que permita o compartilhamento de informações pelos computadores de todo o mundo,o WWW permitiu maior velocidade e democratização no acesso á internet,embora a exclusão digital ainda seja uma realidade.Portanto,é importante perceber o salto de desenvolvimento que a internet deu com o WWW,através do visionário Tim Berners-Lee, que após anos de pesquisas,pode desenvolver o programa Enquire,permitindo a utilização de links e a conexão através da chamada barra de endereço,a URL.Esse foi um passo decisivo para que a internet se tornasse esse grande rede de compartilhamento que é hoje.

    ResponderExcluir
  4. As vezes nem dá pra imaginar que o "www" é apenas uma parte desse mundo gigantesco que é a Internet porque ele parece tão grande que dá a impressão de ser apenas ele que compõe a rede. O "www" sem dúvidas foi uma revolução pois, a partir da sua criação, foi possível que todos os usúarios virassem criadores e cosumidores de conteúdos (criando a comunicação todos para todos). Seus hiperlinks são muito importantes também, pois nos dá a possiblidade de navegar pela rede e estar sempre em aprendizado. O "www" destroi as fronteiras do planeta e traz para perto informações que, sem essa rede, porderiam ser impossiveis de saber.

    ResponderExcluir
  5. O www é como uma união, é ele quem une todos os que entraram naquele mesmo site numa multidão comum. Pessoas que tiveram o mesmo interesse, não tem a menor ideia de quem são as outras, mas graças ao grande compartilhamento de informações na internet é como se todas fizessem parte de um mesmo grupo. A internet é isso, ela é capaz de unir quem tiver as maiores distâncias, sejam físicas como ideológicas.

    ResponderExcluir
  6. O www, tão usado diariamente por nós, tem uma grande importância no desenvolvimento do conhecimento do mundo. Ele tornou possível criar bibliotecas online em que todo o conhecimento que a humanidade obteve até agora pudesse ser disponibilizado de uma maneira prática e rápida. É através dele que nos conectamos com pessoas e lugares muitos distantes de onde estamos.

    ResponderExcluir
  7. O WWW, foi e é importante porque permite aos usuários que possam utilizar de um mesmo site ao mesmo tempo, como uma teia onde todos estão interligados, unidos por uma coisa comum, a partir disso, todos puderam ser emissores e receptores de conteúdos na rede de computadores, facilitando a comunicação e o seu desenvolvimento com o passar do tempo, a internet é assim, capaz de unir varias pessoas, ao mesmo tempo, em tempo real, em todos os lugares do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Cresci ouvindo meu pai dizer "Filha acessa ai: www. algumacoisa.com.br" e parar para pensar como esse WWW surgiu e o quanto ele é importante é realmente incrivel.
    O WWW, como o texto diz, possibilitou o acesso em qualquer parto do mundo, quem iria pensar isso de apenas 3 letras juntas?
    O universo da internet é realmente espetacular. Quando que a 100 anos atrás iriam imaginar que textos e códigos poderiam gerar uma página personalizada na internet?
    A alguns anos atras tive meu primeiro contato com o html e é realmente incrível estudar essa "ferramenta". Era empolgante ver quando o texto era alterado e a pagina se alterava logo em seguida.


    Thays Saldanha

    ResponderExcluir
  9. Podemos chamar de aventura a criação da internet.Afinal ,foi um acontecimento extraordinário,pois as pessoas tiveram a oportunidade de se deparar com um novo mundo.E foi graças aos investimentos da ArpaNet que hoje podemos usar o WWW e nos interligarmos de uma forma tão simples.Com a criação da Internet rompemos várias barreiras, sendo a distância a principal delas.

    ResponderExcluir
  10. O WWW foi realmente revolucionário. Expandiu a internet para diversos usuários que puderam passar a interagir com diferentes pessoas, desconhecidas, de diferentes lugares, culturas e pensamentos. Isso fortaleceu e acelerou cada vez mais o processo de globalização. A internet é, sem dúvida, grande responsável por esse processo de ''diminuição de fronteiras''.

    ResponderExcluir
  11. E ele não só uniu, como a fez mais atrativa e assim facilitando pessoas "leigas" a ter acesso mais facilmente, já que você não tem mais a necessidade de usar comandos na tela do Dos pra achar algo, agora você tem interatividade com o mouse. Em pensar que hoje quase ninguém coloca o www antes do que vai acessar neh?! Por mais que tenha se tornado desnecessário, vendo hoje que a internet como é hoje começou a partir dai, me faz se sentir mal em deixa-lo de lado.

    ResponderExcluir
  12. O seu texto abrangeu muito bem o que é a www, como surgiu e o porque surgiu.
    E é interessante ver que a www une as pessoas de tal forma que nós sabemos que milhares de pessoas entram no mesmo site que nós entramos a alguns segundos, que uma multidão de pessoas visualizam a mesma foto que fica no Google, que uma grande massa de pessoas vêem o mesmo vídeo que acabamos de ver no Youtube, hoje em dia existe muita coisa está em volta dela para nos favorecer.
    A www é gigantesca e ao mesmo tempo é minúscula, pois a quantidade de sites, imagens, vídeos que existe é gigantesca, porém cabe em um breve espaço, que é o "computador".
    A www deu origem a sites mais atrativos, mais interativos para as pessoas.
    E é até engraçado ver como hoje, ainda existe um grande população que não sabe o significado, o porque e motivo de algo tão usado.

    ResponderExcluir