sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vigilância na Internet: Uma Fronteira da Liberdade Virtual



          Muito se fala a respeito de Internet, esta ferramenta recente que veio com o argumento de revolucionar a vida moderna e que hoje está inserida no cotidiano de nossa sociedade, apresentando-se como indispensável e inaugurando a chamada era virtual. Como toda ferramenta, a Internet também possui os seus pontos negativos e entre estes podemos destacar a falsa liberdade que este meio nos oferece.
          Fazemos o uso desta rede que permite nos ligarmos ao mundo e termos o acesso aos mais diversos conteúdos, entretanto pagamos um preço alto, nos encontramos a mercê de uma vigilância constante que parte das grandes corporações ligadas à internet, estas que detém o poder das informações dentro do ambiente virtual.
          Tudo que fazemos na web fica registrado em centros de informações, assim a liberdade virtual e a privacidade que acreditamos ter neste ambiente mostra-se apenas como uma mera ilusão. Nossos dados de navegação estão em poder das grandes corporações, estas que facilmente conseguem identificar perfis e traçar estratégias para persuadir seus internautas, influenciando desta forma também no comportamento em sociedade.
          Contudo, podemos acrescentar ainda o poder exercido pelos Governos em todo mundo, estes que por meios judiciais também exercem da vigilância na web para nos monitorar, argumentando que esta ação é importante para combater crimes. Assim, é visto o estado de controle do qual nos submetemos ao fazer uso da internet, não se pode negar a importância desta que possui tanta funcionalidade, mas também não se pode desconsiderar a vigilância constante da qual nos encontramos expostos, esta que impede a real privacidade e liberdade no mundo virtual. 

3 comentários:

  1. Discordo do texto, pois como já havia falado em outro comentário sobre o assunto, não acredito que a vigilância de conteúdos na internet seja ruim para os usuários. O texto fala que tudo que fazemos na internet fica registrado, o que na minha opinião não é prejudicial, pois tais dados vão servir de dados para boas pesquisas ou como estratégia de marketing. Enquanto essa vigilância não for invasiva ao extremo,limitando nossa liberdade de expressão não vejo problema nela. Até porque o que costuma ser retirados da rede só é aquilo que não é nada construtivo para os ser humano.Sem problemas referente a este assunto.

    ResponderExcluir
  2. Acho importante manter a privacidade dos usuários na internet, algumas pessoas não gostam de ter sua vida exposta na rede, é incomodo e pode ser perigoso. Porém é preciso ter um controle dos usuários para evitar que estes façam o uso de má fé da internet.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o texto, não temos nenhuma privacidade na internet e tudo que registramos fica lá, e mesmo que depois seja retirado da rede como sugere o comentário acima, já foi disseminado para os computadores, de forma que se caiu na rede não ha como retirar completamente. Devido a essa falta de privacidade é essencial que os utilizadores de internet tenham consciência do que expor ou não na internet.

    ResponderExcluir