quinta-feira, 20 de junho de 2013

A cultura da Vigilância - você nunca está sozinho



Nos dias de hoje, podemos nos sentir cada vez mais vigiados. Onde quer que estejamos, existe uma câmera captando nossa imagem e o caminho pelo qual percorremos. Esse sistema eletrônico de vigilância está presente em todos os lugares e se multiplicam em progressão geométrica pelo mundo. Hoje, podemos encontrá-lo facilmente em lugares como shoppings, bancos, lojas, restaurante, supermercados; inclusive, se prestarmos atenção, também é possível achar esse sistema até em cantos ao ar livre, como parques e em postes da Beira-Mar. 

Esse sistema se distribui pelos lugares a fim de ocupar todos os espaços tentando buscar os ângulos mais estratégicos possíveis e muitas vezes, essa invasão acaba se tornando invisível e indolor. Muitas vezes estamos em algum lugar e nem percebemos que existe um sistema nos filmando e que outra pessoa pode ter acesso a todas as nossas ações e até às nossas conversas, já que podem ser acrescentados a ele, sistemas de grampeamento telefônico e até microfones unidirecionais capazes de captar ruídos a uma longa distância.

Se pararmos para perceber que quase não existe mais privacidade no mundo moderno, nos sentiremos totalmente expostos e podemos até ficarmos paranoicos. Apesar de existir a desculpa da segurança oferecida por esse sistema espião, deveria ser estabelecido um limite de até onde essa espécie de voyeurismo poderia existir.

3 comentários:

  1. É uma "briga" constante: segurança versus privacidade. É completamente necessária a existência das câmeras de segurança nos vários lugares, levando em conta essa onda de violência que nos é imposta. Quantas vezes a imagem de uma câmera de segurança já mostrou o rosto de um ladrão e fez com que o mesmo tenha sido preso? Quantas vezes sistemas de grampeamento telefônico não já captaram conversas extremamente importantes para a resolução de um caso ou mesmo para a descoberta de um? Porém, realmente, é preciso também que um limite seja determinado, para que a privacidade do cidadão não seja invadida.

    ResponderExcluir
  2. Se por um lado, com o aumento de câmeras de segurança isso nos fará mais expostos, por outro irá auxiliar na descoberta de crimes que acontecem na rua. A cada nova tecnologia, o homem sempre vai querer superá-la e quase sempre consegue. O fato de ter várias câmeras nos observando faz com que criemos barreiras para isso não nos atrapalhar. Se imaginarmos aqueles filmes de ficção científica onde todos são observados por câmeras, podemos notar que as pessoas agem naturalmente e desenvolve outros mecanismos para não serem vistos.

    ResponderExcluir
  3. Deve haver abuso de vigilância mesmo, em certa medida é um preço a se pagar pela violência demasiada, ainda mais se tratando de Brasil. É injusto termos que pagar, em parte, a segurança com nossa privacidade, embora eu nunca tenha me sentido explorado, ou comprometido algum suposto segredo por conta de câmeras, mas entendo a crítica. É importante ressaltar que há também o outro lado da moeda, temos a liberdade de filmarmos, é uma forma de vigiar/registrar algum possível absurdo, como tem acontecido nas últimas manifestações, de certa forma estamos "vigilando" a ação policial. Lembrei duma frase do Paulo Freire que diz: "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". No caso desse assunto, se é ruim com câmera, pior seria sem.

    ResponderExcluir