sexta-feira, 21 de junho de 2013

Inclusão x Exclusão

         

       

        
         A inclusão digital é definida por uma relação existente entre as pessoas que tem acesso a Internet ou só o computador em casa e o restante da população. É feito um percentual em cima disso. Para que se possa identificar quem realmente faz parte dessa inclusão, é utilizado um critério em cima do número de computadores por domicílio e com acesso à Internet. Porém esse critério de avaliação é questionável, pois se pode argumenta que muitas as famílias de classe média normalmente possuem mais de um computador em casa, fato esse que não é muito comum de se ver nas famílias pobres. Sem contar que também temos a presença das lan houses, que facilitam o uso da rede e dos computadores. 
        Com isso acabam surgindo dúvidas e questionamentos. Será que temos noção ou uma base da quantidade de pessoas que realmente não tem acesso nenhum a computadores e muito menos a Internet? Deparamo-nos com uma realidade muitas vezes estranha para essa nova geração.
Hoje em dia facilmente se compartilha alguma coisa na internet, e rapidamente muita gente visualiza o mesmo, a questão é que mesmo com a quantidade exorbitante de usuários a exclusão digital atinge muitos, milhares. São pessoas mais velhas, que de certa forma não acompanharam o desenvolvimento e pessoas de classe social baixa, que não tem acesso nenhum a computadores.
       Então atitudes devem ser tomadas para que a Inclusão Digital diminua o efeito brusco que é causado pela Exclusão digital. Inicialmente as pessoas devem estar capacitadas para que com o uso da tecnologia possam utilizá-la em benefício próprio e no coletivo, ajudando assim a mudar essa situação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário