terça-feira, 4 de junho de 2013


O Rádio Digital no Brasil

O rádio digital no Brasil, encontra-se em um momento de experimentação. Alguns estudo foram realizados em centros de pesquisa localizados em diferentes partes do país na tentativa de definir quais dos modelos de plataforma para esse novo paradigma midiático se  encaixa da melhor maneira em nossa realidade sócio-econômica.
Dos modelos disponíveis para escolha por parte do governo brasileiro, estão, entre outros, mais destacados por técnicos, o modelo americano (pertencente a empresa ibiquity, de código fechado, o que não possibilitaria sua alteração por parte de técnicos nacionais) e o modelo europeu, de uma empresa com sede na Suíça. Este último com fonte aberta, o que possibilitaria alterações, mas ainda assim possui falhas técnicas e estruturais em seu código.
Muitos especialistas defendem a implementação de uma plataforma nacional, criada por técnicos brasileiros através de pesquisas financiadas e fundamentadas nos paradigmas nacionais e que se aqdeque a nossa realidade, social, cultural e econômica.
No entanto, as discussões em torno das pesquisas ou da implementação do rádio digital no brasil encontram-se estagnadas. 

6 comentários:

  1. O radio digital no Brasil, como o texto exemplifica acima, está sendo uma ferramento em experimentação, então com diversas pesquisas e teste destes de outros países, vai qualificar a melhor maneira de instalar por completo esse sistema no país, como também a adequação a sociedade financeiramente e culturalmente falando.

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  2. O governo deve aproveitar os modelos estrangeiros como base e adapta-los para a realidade do Brasil, assim seria economizado uma grande quantia em dinheiro que seria gasto nas pesquisas, e seria mais fácil desenvolver a nova plataforma.

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  3. Podemos observar que de maneira semelhante que aconteceu no período de implementação da TV digital no Brasil, o rádio digital encontra algumas barreiras para ser implementado. Primeiramente, com a escolha do sistema a ser adotado, se será uma plataforma genuinamente brasileira ou não. Em segundo lugar, temos a questão financeira. Como fica a situação das rádios comunitárias, por exemplo? Será que elas teráo condições de aderir a essa tecnologia?

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  4. Questionamentos como os levantados pela colega realmente devem ser levados em consideração, afinal as rádios comunitárias são, em minha visão, espaços importantes para o fortalecimento da democracia, pois aproximam bem mais o receptor da sociedade e fazem com que este tenha maior participação no meio social. Observando o processo de implantação da Rádio Digital, realmente é visto a lentidão para se firmar esta tecnologia no Brasil, vejo que é necessário uma ampla discussão em relação a questão financeira e quanto a plataforma a ser utilizada, vejo a proposta de intervenção apresentada pelo texo como uma boa alternativa.

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  5. Acho que o Brasil ainda não está preparado para a chegada do Rádio Digital, e nem vejo tanta precisão assim. Afinal, rádio bom é aquele rádio que pega em qualquer hora e em qualquer local.

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  6. Quando se fala em rádio digital, a explicação mais comum é: “AM com som de FM e FM com som de CD”. Mas, além de um som com alta qualidade, as novidades do rádio digital prometem ser muito maiores, principalmente no aspecto da linguagem. A grande mudança deve residir, sem dúvida alguma, no tocante à possibilidade de interação com o ouvinte, através da criação de novos canais de comunicação. Estudos explicas que estamos entrando numa fase em que há outra forma de entender o rádio. Segundo o autores, o mundo do rádio digital é o rádio de conteúdos especializados, mas a questão principal que se coloca é sobre o grau de aceitação dessas novas rádios por parte dos usuários.

    Outro fator interesse de se pensar é a transmissão de rádio via internet. Com o advento da web, empresas brasileiras em geral criaram seus sites para uma interface com o consumidor e, aos poucos, as rádios também passaram a ofertar a transmissão on-line. A partir de 1998, foram criadas, no Brasil, emissoras de rádio com existência apenas na internet, as webradios. Com o tempo, mais ações vão sendo criadas e possibilidades “N” vão se tornando impares nos processos de comunicação.

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