quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os atores do Beautifulpeople


Os atores, assim como são chamados às pessoas que estão envolvidas numa rede social através de um perfil, formam os nós da rede. E quando especificamos a rede social beautifulpeople, entramos em contato com um grupo de atores muito seletivo, repercutido e ousado.

Uma característica muito importante dos elementos presentes na rede é a característica da expressão pessoal ou pessoalizada na internet, em outras palavras isso significa a construção que a pessoa faz de si própria e publica na rede. Ela expõe para a internet como ela é ou acha que é, ou seja, como se vê.

Existe o processo permanente de construção dessa identidade da rede. Isso é chamado de “imperativo da visibilidade”, que quer dizer a necessidade de exposição pessoal, colocando por fim a separação entre o público e o privado. “É preciso ser “visto” para existir no ciberespaço. É preciso constituir-se parte dessa sociedade em rede, apropriando-se do ciberespaço e constituindo um ‘eu’ ali.” (Efimova, 2005).

No ciberespaço não existe o contato face a face, por isso, as pessoas fazem seus julgamentos através das palavras, fotos ou qualquer outro tipo de comunicação que possa substituir essa necessidade.

A rede Beautiful People é uma rede que poderia ser definida pelo narcisismo e o culto à beleza. Para a pessoa poder participar, ela passa por uma seleção num período de 48 horas em que os indivíduos do sexo oposto votam em sua aprovação ou não.

Podemos perceber aí a necessidade imprescindível do contato face a face pelo julgamento através de fotos e da necessidade de fazer uma separação baseado em beleza. Ver e ser visto.

Então, conclui-se com um questionamento: será mesmo que a beleza física e exterior de uma pessoa é o suficiente para suprimir toda e qualquer necessidade de conteúdo intelectual e de moral?

Texto por Larissa Nobre



5 comentários:

  1. A Beautiful People é uma rede social preconceituosa por não aceitar pessoas consideradas abaixo do padrão de beleza por seus membros. Tal exclusão força as pessoas entrarem a qualquer custo, dessa forma, criando perfis falsos. Com isso, o objetivo a rede social é quebrado facilmente por não haver veracidade em todos os perfis existentes. Será que vale a pena entrar em tal rede social?

    ResponderExcluir
  2. Me parece que com o aumento da segmentação de qualquer coisa, as redes sociais parecem serem influenciadas por isso, não é a toa que existem várias. Cada uma tem algo diferente, que expressa determinada coisa mais do que outra. No caso do "Beautiful People", a beleza é o motor da rede, a beleza é só uma das várias naturezas de expressão. No "Beautiful People", respondendo a pergunta final, a beleza exterior acho que não supri nada de intelectual ou moral é uma questão de outra natureza, acho que nem foi pensando nisso que o site foi feito. O lance é não dar crédito p/ site, a intenção claramente não é nobre. Embora reflita algo sobre nós dos novos tempos... O culto a beleza!

    ResponderExcluir
  3. Certamente a beleza exterior não supre tudo. A rede Beautifulpeople que preza a beleza externas de seus usuarios pode ate causar frustação aos que não conseguirem ingressar na rede - qualquer pessoa que queira participar da rede deve enviar uma foto sua para ser votada pelos usuários já presentes.


    ResponderExcluir
  4. Beautiful People é a rede mais fake que existe.. Que padrões são determinados pra se saber se uma pessoa é bela ou não?! Existe um juri especializado para averiguar se a pessoa está dentro do padrão?! Não! Porque são os próprios membros que votam para novos membros entrarem.. e partindo do principio de que beleza é uma coisa relativa (o que já quebra a ideia de que beleza TEM SIM UM PADRÃO), não tem como uma rede social de "Pessoas Bonitas" ser sustentável! Sem contar nos danos que uma rejeição por parte de uma rede, pode causar na vida de alguém. Acho um verdadeiro absurdo uma rede como essa ainda estar online.

    ResponderExcluir
  5. A rede Beautiful People é uma rede que faz segregação social. Que padrões são esses que para os usuários serem aceitos,o que conta é a sua beleza externa. Existe um padrão de beleza? Existe uma única verdade? São perguntas como essa que me fizeram chegar a conclusão de que essa rede te exclui e não te inclui. Sem contar que pelo que percebi na apresentação em sala de aula ,para seu perfil ser bem sucedido você ainda tem que informar seu poder aquisitivo. Existe um tópico que pergunta se você possui carro? Eitah Brazil,ops MUNDO!!

    ResponderExcluir