quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tumblr: a plataforma da nova geração

O tumblr, em sua maioria, é composto por atores jovens e descolados. Uma das características do Tumblr, ou ao menos o que se popularizou bastante nessa rede ao ponto de se tornar uma espécie de referência ao site, é o uso do GIF, uma forma de comunicação, digamos assim, principalmente usada por jovens para mostrar cenas engraçadas. As fotos é um outro ponto forte do site, há uma número expressivo de fotos interessantíssimas, que não só retratam/mostram um pouco da identidade dos atores que a compõem como revela ser também fruto de uma geração nova que está ligada em moda/estética. Pela própria natureza da rede, os atores que fazem parte estão lá essencialmente, como a maioria do motivos que levam as pessoas às redes sociais, para se expressarem! Manter contatos com outras pessoas, no que diz respeito a trocas de mensagens como acontece no facebook, por exemplo. Não é bem a prioridade no Tumblr, como há no Facebook, que além de outras coisas, supre essa necessidade com maestria.

São essas pessoas, atores, que dão uma identidade, ou tornam a rede social singular. No tumblr, diferente de algumas outras redes sociais mais seletivas, é um espaço mais convidativo, qualquer um se sente a vontade para fazer parte. Com a queda da caretice nos novos tempos, a diminuição dos preconceitos, as quebras de tabus, uma ascensão do espírito democrático entre o povo, no meio de todo esse cenário surge de forma propícia a formação de um público mais alternativo e livre, e o Tumblr tem se mostrado um ótimo espaço/plataforma para essa gente que se identifica com esse ciberespaço, não é atoa que a tal rede, que é diferente de um blog e nem é Twitter, vem ganhando a adesão dessa moçada da nova geração.

6 comentários:

  1. As imagens são o que mais chama atenção em um Tumblr. Como usuário do site, percebo que algumas páginas no Facebook copiam várias fotos que só encontramos no Tumblr. Eu mesmo, sempre que vejo alguma imagem interessante lá, copio e colo no meu Facebook.

    O Tumblr também é conhecido por ser um espaço onde os adolescente compartilham seus medos, alegrias e crises existenciais. É uma rede social que tem piercing e tatuagem e que gosta de expressar isso.

    ResponderExcluir
  2. As possibilidades e ferramentas que o tumbrl oferece aos usuários fazem dele uma plataforma perfeita para expor de inúmeras formas seus sentimentos e pensamentos. A estrutura do sistema incentiva a participação do usuário de forma intuitiva e fácil. E isso está relacionado diretamente com o fato do jovem buscar coisas rápidas e de seu interesse.

    ResponderExcluir
  3. O Tumbrl funciona como um blog ou até mesmo um diário pessoal. Voltado para um público que está ligado a moda,artes e arquitetura .Ele sempre foi uma boa pedida para os grandes birôs de estilo.
    Podemos encontrar Tumbrls de vários segmentos. Alguns exemplos são :Os publicitários de marcas(griffes,produtos de limpeza dentre outros) ,os pornôs compostos por imagens eróticas e os de Gifts voltados para o humor ,sendo bastante acessados. O Tumbrl é composto por 42% de imagens.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o Tumblr tenha revolucionado no quesito de unir entretenimento e design em uma rede social. Antes isso não era difundido, pois as duas coisas caminhavam distantemente.

    Ainda que saibamos da existência de sites como o deviantART, o Tumblr vai além, pois corrobora mais ferramentas para o usuário. É, portanto, a melhor opção de rede social para quem quer transformar a sua rede social - em termos curtos - numa revista clicável.

    ResponderExcluir
  5. De fato as imagens sao o que mais chama atençao no Tumblr. Alguns anos atras tive um blog nesta rede social. Era do tipo que so tinha imagens.
    Percebo no Tumblr como as pessoas nao tem medo de mostrarem seu "eu" mais sensivel, mais emocional, tanto atraves de imagens, como textos e gifs!

    ResponderExcluir
  6. O Tumblr nunca foi minha rede social favorita, não sou do tipo que frequenta diversos perfis.. Acredito que só tenho 2 nos meus favoritos sobre coisas mórbidas. Mas como (em grande maioria) se trabalha com imagens acaba sendo uma rede social bastante chamativa. Pesquisas revelam que grande parte de conteúdo em redes sociais que mais ganham engajamento são as que tem uma imagem em sua composição. Ligo isso ao fato de ser usado em grande maioria por adolescentes, uma rede social de grande tendência e visibilidade!

    ResponderExcluir