terça-feira, 4 de junho de 2013

TV Digital no Brasil: um breve relato histórico

A TV digital apresenta diversas inovações ao modo como estávamos acostumados a ver TV. Imagem e som em alta qualidade; a possibilidade de assistir a qualquer momento no seu celular, multiprogramação, por exemplo, são apenas algumas dos benefícios que essa tecnologia apresenta. No Brasil, entretanto, a multiprogramação ainda não é utitilizada.
Houve um longo processo para implementar e regulamentar a TV Digital em território brasileiro que começa no ano de 1994, quando um grupo formado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádioe  Televisão (Abert) e pela Sociedade Brasileira de Engenharia da Televisão (SET) iniciaram os estudos sobre a tecnologia da Tv Digital no Brasil. Tal tecnologia já estava presente em outros países como Japão e Estados Unidos, e  no continente europeu. Em 1998, a Anatel assume processo, mas não dá constribuições relevantes para os estudos.
É então, em 2000, a partir de uma análise comparativa entre os sistemas europeu, japonês e americano, que a Universidade Mackenzie aponta o sistema japonês como superior tecnicamente.
No inicio do processo, a questão era qual sistema seria escolhido para ser implementado. Entretanto, o ex-ministro das Comunicações Miro Teixeira propôs, em 2003, a criação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Contudo, a ideia inicial de criar um sistema inteiramente próprio foi se distanciando. Foi decidido que seria escolhido um sistema o qual o SBTVD usaria como base e faria algumas adaptações à realidade brasileira.
Após alguns estudos, o sistema escolhido foi o japonês, pois este apresentava melhores performances no que diz respeito a mobilidade. O sistema americano priorizava melhores qualidades de sons e imagens; e o europeu, foi idealizado como um instrumento para criar uma plataforma unificada europeia de TV Digital.
Em 26 de nnovembro de 2003, é assinado o Decreto Presidencial nº 4.901 instituindo o SBTVD. Entre os principais objetivos do sistema trazidos por estes decretos estão: promover a inclusão social, a diversidade cultural e língua pátria; estimular a pesquisa e o desenvolvimento; propiciar a expansão das tecnologias brasileiras, entre outros.
Finalmente, em 2006, o governo brasileiro assina um acordo com os japoneses.
Foi um longo processo de implementação da TV Digital no Brasil. Houve bastantes opniões divergentes quanto ao sistema internacional a ser escolhido. Hoje, quase 20 anos depois do início de todo o processo, alguns muitos brasileiros ainda não usufruem dessa tecnologia.

4 comentários:

  1. É preciso que os brasileiros tenha paciência com a implantação do novo sistema da Tv Digital, pois é um processo lento e complexo. É importante que o novo sistema seja disponibilizado para todos, independente de sua classe social.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o quesito de Tv Digital no Brasil, uma questão tratada com diversos pensamentos, a implementação em relação as camadas sociais menos favorecidas, que não teriam esse acesso. A inclusão dessa tecnologia no país fois endo desenvolvida num processo longo, afirmando o texto acima, então foram pensados as melhores maneiras, mesmo que nem todas as localidades dispôem desse sinal.

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver como foi lento o processo de implantação da TV Digital aqui no Brasil, esta que foi firmada a partir de um sistema japonês com adaptações para a realidade brasileira, apresenta-se em nossa atualidade como um novo modo de ver TV, com alta qualidade de som e imagem, interatividade e a possibilidade de transmissão para aparelhos eletrônicos móveis. A TV Digital assim nos oferece uma nova realidade, porém como citado no texto é uma minoria que usufrui desta tecnologia, fazendo com que as classes baixas sejam desfavorecidas.

    ResponderExcluir
  4. Sabemos como o sistema brasileiro é lento e demorado, por isso deve-se ver a implantação com calma, que já foi iniciada, mas ainda abrange uma pequena parcela da população. Mas também não se deve esquecer o fato que mais de 90% dos brasileiros possuem uma televisão em casa, o problema para maior parcela dos brasileiros é o preço da tv digital.

    ResponderExcluir