sábado, 8 de junho de 2013

TV DIGITAL: Objetivos e como funciona                                                             
                                                         
   O decreto Presidencial nª 4.901 foi assinado também pelo então presidente Lula no dia 26 de novembro de 2003, com os seguintes principais objetivos:

  • Promover a inclusão digital, a diversidade cultural e a língua pátria, visando a democratização da informação.
  • Propiciar a criação de rede universal de educação a distância.
  • Transição de TV analógica para digital.
  •  Estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras. 


    A TV Digital é uma nova tecnologia que nos permite mais qualidade de som e imagem, aliás muito superior ao que estamos acostumados. Além desses atrativos ainda tem uma maior interatividade e mobilidade, pois hoje  em dia qualquer pessoa com um smartphone pode ter acesso a tevê e ainda ter a sua disposição uma multiprogramação sendo possível assistir e escolher vários programas ao mesmo tempo no mesmo canal.
   O funcionamento da TV Digital é parecido com o do computador, cada elemento de som e imagem é transformado em um código binário composto de 1 e 0 que é trasmitido na frequência UHF (Ultra High Frequency), ou seja frequência alta. Para receber o sinal digital é necessário que os aparelhos de TV estejam equipados com o conversor digital, que hoje em dia com o avanço tecnológico a maioria das TVs já tem incluso em seu sistema. 

2 comentários:

  1. Gostei da forma simplificada que você mostrou a importância da Tv Digital para a sociedade e sua definição.

    ResponderExcluir
  2. A tevê digital veio, sem dúvidas, com intenções de melhoria na vida de todos.É engraçado, e até preconceituoso de certa forma, olharmos para uma casa simples e nos questionar o por quê de ter uma antena parabólica do tamanho da casa, senão maior.A forma que muitas dessas pessoas encontram de interagir com o mundo é sem dúvidas através da televisão.A tecnologia chegou a muitos através dela, e hoje, com a facilidade de termos a tecnologia em nossas mãos, como o celular, a variedade de programações, propagandas e publicidades que nos é mostrada diariamente é incontável.Isso é sim um progresso para a sociedade.Todos interagindo, não de forma igual, mas de forma que a grande maioria tenha acesso a informações antes distantes.

    ResponderExcluir