quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A influência da capoeira dentro da cultura das artes marciais



              Por:
             Andrei Markus 

        A capoeira é um estilo de luta que surgiu no Brasil no início do século XVI quando vários escravos africanos foram trazidos para território brasileiro.  Esses mesmos africanos  trouxeram sua cultura, sua vivência e sagacidade criando essa luta-dança. Dentro das senzalas, a luta era praticada nos momentos de folga e para os senhores feudais não desconfiarem de que aquilo era um combate, os homens misturavam os golpes, a ginga e a música.
         A capoeira era praticada nos momentos de folga e para os senhores não desconfiarem de que aquilo era um combate. Aliaram aos golpes, a ginga e a música. Não tinha acesso a armas nem a qualquer outro recurso de guerra.  O estudo do comportamento de alguns animais brasileiros, como o lagarto, a cobra e a onça fez parte na formação de movimentos que deram agilidade, a técnica e a força. Começaram a ser ensaiadas, inicialmente, as rasteiras, os pulos, as cabeçadas que iriam se desenvolver ao decorrer da evolução do esporte .Os praticantes da capoeira se formam em grupo em forma de círculo , e assim começam a desafiar uns aos outros.
      A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, que surgiu no período da escravatura, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são ritmo musical lento, os golpes utilizados próximos ao solo e bastante malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angolana com o jogo rápido de movimentos, ao som de um instrumento musical construído a partir de madeira ,uma corda de nylon e uma pedra de concreto chamado berimbau. Os golpes são rápidos e de alto impacto, porém as acrobacias não são utilizadas. O ultimo estilo de capoeira é conhecido como o contemporâneo, que une as principais características do estilo regional e angolano . Analisando os torneios de artes marciais percebe-se que o treinamento da capoeira melhora o desempenho nos demais tipos de luta trazendo flexibilidade e velocidade para o jiu-jitsu, boxe tailandês e o savate.  

Um comentário: