quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Wikipédia como importante aliada aos professores

Que a Wikipédia é um site de artigos mundialmente famoso, utilizado como fonte de pesquisa para diversos estudantes, professores e outros trabalhadores, provavelmente você já sabia.  Ela está no dia a dia de grande parte dos usuários da internet, pois permite que os mesmos editem o conteúdo, trazendo ainda mais informações que podem ser úteis a todos. O que você vai conferir nessa matéria são fatos curiosos que você certamente desconhecia e deverá saber a partir de agora.

A Wikipédia possui cerca de 28 milhões de artigos em seu conteúdo, além de ter uma média de 300 mil usuários ativos por mês. Um dos seus maiores pontos positivos, desconhecido para muitas pessoas, são as ferramentas de apoio à professores escolares e universitários, no que diz respeito à notas de aula, dicas de exercícios e noções de como se preparar para as provas finais, com ferramentas que facilitam os estudos.  Uma das plataformas que pode auxiliar nessa troca de conhecimento, é a Wikiversidade, projeto paralelo da Wikimedia Foundation.

Para o professor que está cansado de lutar contra a Wikipédia nas pesquisas de seus alunos, a grande solução é aprender a usar esse site de pesquisa a seu favor. A grande verdade é que  o uso da Wikipédia por parte dos estudantes não pode mais ser ignorado. Cada vez mais jovens estão recorrendo a este recurso durante seu processo de aprendizagem, porém, fazem isso da maneira errada. Tentar tirar deles o recurso de pesquisa vai acabar em confusão, por isso, felizmente, existem outras maneiras de utilizá-lo.

Existem três dicas importantíssimas, que são bastante úteis para os professores colocarem em ação com seus alunos na hora de orientar uma pesquisa e além de muito mais informações de como tornar a Wikipédia uma grande aliada. A primeira delas é que a Wikipédia pode ser muito útil para ensinar seus estudantes a fazerem as perguntas certas sobre um tema. Portanto, é errado limitar-se ao conteúdo lá existente. Utilize-o como base para buscar referências mais profundas sobre o tema. Um bom exercício para fazer com os estudantes, segundo a Universia Brasil, é questioná-los acerca de um tema e comparar as informações fornecidas com eles com as disponíveis na Wikipédia. Isso vai ajudá-los a entender quais informações faltam para complementar aquele assunto.

Outra dica importante é que os professores sempre procurem envolver os estudantes, já que a Wikipédia é uma enciclopédia aberta, na qual qualquer pessoa pode adicionar informações. Incentivar os estudantes a participarem dessa maneira, sempre sob a supervisão do professor, é algo bastante positivo. E para finalizar, é importante que todo professor oriente o seu aluno da natureza de código aberto da Wikipédia. Ainda que isso torne essa ferramenta de aprendizagem interessante e original entenda que é também a sua maior fraqueza, uma vez que qualquer pessoa pode adicionar informações falsas ou ofensivas. Por isso, antes de inserir a ferramenta em aulas, é fundamental apresentar o contexto aos estudantes. É importante que o professor esteja sempre conscientizando-os a respeito dos riscos, e ensinando-os a lidar com essas situações.






3 comentários:

  1. O ponto positivo que eu vejo na wikipédia é a facilidade de encontrar informações, isso deveria ajudar, e muito, nos trabalhos escolares. Mas, o que eu percebo é que os alunos estão a cada dia mais acomodados. O que poderia ser um aliado na obtenção de conteúdo, está tornando os estudantes cada vez mais preguiçosos. Que fique bem claro, vejo isso como falha nossa e não da ferramenta!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Amanda! A facilidade (e variedade) de informação pode ser uma grande aliada, mas temos que ter cuidado com a preguiça. Não podemos nos acomodar por trás das telas. Menos "Ctrl C, Ctrl V" e mais interesse - em beber essas informações e colaborar com elas.

    ResponderExcluir
  3. achei uma matéria legal num revista sobre o perfil das pessoas que fazem a wikipedia. tem de tudo: doutores, donas de casa e até estudantes do primeiro grau, alguns com notável conhecimento sobre determinado assunto.

    ResponderExcluir