terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como se preparar para a seleção do Banco Central 2013

Por Alexandre Fernandes e Dulcinea de Carvalho


 Faltam exatamente 47 dias para a realização do concurso do Banco Central do Brasil – BACEN - 2013.  Em março deste ano o Ministério do Planejamento autorizou o concurso do BACEN, disponibilizando 500 vagas no total: 100 para técnico (nível médio), 400 para o cargo de analista (nível superior).
 O quantitativo de vagas autorizado foi muito menor do que o solicitado, mas vale lembrar que, de acordo com o Decreto 6.944/09, o Ministério do Planejamento poderá autorizar a convocação de 50% a mais de aprovados, em relação ao número inicial de vagas oferecido no edital.
 No edital que se encontra no site da Cespe, o ponto de corte no conjunto das provas objetivas para o cargo de Analista é de 36 questões no total (sendo mínimo de 10 pontos na prova de Conhecimentos Básicos P1 e 21 pontos na prova de Conhecimentos Específicos P2). Para o cargo de Técnico o ponto de corte também é de 36 pontos no total ( sendo mínimo de 12 pontos na prova de Conhecimentos Básicos P1 e mínimo de 18 pontos na prova de Conhecimentos Específicos P2).
A novidade em relação ao último edital,  diz respeito à banca organizadora: o concurso anterior foi realizado pela Fundação Cesgranrio e, agora, será organizado pelo Cespe/UnB, conhecido pelo sistema de perguntas do tipo certo/errado, em que uma opção errada anula uma certa.
 É importante que o candidato estude as matérias básicas dos concursos que ele já tem vontade de concorrer. Construir uma base sólida é o diferencial para atingir a meta de ser aprovado em um concurso público.
 Segundo o relato de Ívens Miranda, Analista do BACEN, no blog Concursos Públicos, o importante é montar um planejamento da preparação para o concurso e não desistir por mais que surjam problemas durante o processo de aprendizado.

Um comentário:

  1. Apesar de dicas e mais dicas de especialistas
    eu acredito que o mais importante é estudar concientemente
    não como um louco para quem o mundo está acabando e a única alternativa é passar em um concurso público
    dormir bem, se alimentar bem, e fazer outras atividades acho que ajuda mais a quem quer passar em concursos

    ResponderExcluir