quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Expansão da comunicação na plataforma web

Hoje qualquer pessoa se sente um jornalista, pelo menos pensa que pode ser um. E esse sentimento cresceu com o desenvolvimento da internet, com a expansão da comunicação e com a facilidade que as plataformas virtuais oferecem aos "internautas".

A ideia de gerar meios onde eles possam colaborar para o desenvolvimento e fluir da informação tem feito com que o chamado Jornalismo Colaborativo ganhe vida e forma nas redes sociais. Por isso, ao criar um blog ou desenvolver um site, o produtor não possui o interesse de viver ali, enclausurado. Ele quer participar, ser conhecido e se fazer conhecido ao criar formas de compartilhar sua produção. Para que isso aconteça basta uma pessoa achar interessante e divulgar na sua "time line"(linha do tempo). Ao divulgar, o internauta passa a interagir com o espaço virtual e propagar a informação de forma massiva

Partindo do conceito de compartilha, o canal online Porta dos Fundos trilhou seu caminho. De inicio, todos os seus vídeos eram vinculados com o blog KibeLoco.com, que aborda uma temática livre,produz textos com muito humor e sarcasmo. Nessa junção de canal online com blog, podemos perceber um exemplo do desenvolvimento da Mídia Alternativa, que não se prende aos padrões conhecidos da Comunicação e se aproveita da liberdade de expressão para atrair o novo público. Um público jovem que interage de forma rápida e exigente.

Podemos considerar que por conta dessa liberdade de produção ficou mais fácil para os meios midiáticos gerarem produtos como o canal Porta dos Fundos.

Em uma rápida pesquisa feita através do Facebook, encontramos pessoas que se identificam com a forma de pensamento e acham interessante a maneira como a noticia/informação é transformada e repassada. Porque os atores não trabalham apenas com o humor. Em determinados vídeos é necessário ter algum acompanhamento dos acontecimento no meio político e religioso para compreender melhor a piada. O sarcasmo.



Depoimento online:
Bruno Monte Eu acho muito bom. Acho que eles mesclam uma boa linha de raciocínio com uma boa atuação. Além do que, as piadas são mais pesadas do que estamos acostumados a ver em programas de TV. Mas acho que muito do sucesso deles tá atrelado a qualidade e a produção dos vídeos.

Aproveitando o dinamismo da plataforma web, o Porta dos Fundos não utilizou as conhecidas propagandas diretas, onde o fornecedor divulga seu produto ao público alvo para poder se tornar conhecido, o que percebemos nesse caso, é a propagação da informação através das redes sociais no formato de curtida ou do compartilhar imagens/vídeos da web direto na time line.

Observamos que o processo de propagação dessa informação não é feito por qualquer pessoa, é necessário ter atuação na rede. Ser alguém de referência. Por mais que o meio, ou melhor a plataforma seja outra, os nossos hábitos permanecem os mesmo. Levamos para o contexto digital a maneira "real" de agir, o quem tem gerado um conflito de comportamento.  

É necessário ter envolvimento, por mais que façamos parte de uma geração altamente tecnológica, precisaremos compreender melhor a maneira de atuar/interagir com a plataforma web. Trabalhar com suas especificações e distinções, desde produzir um texto simples e direto como lançar vídeos de fácil acesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário