quinta-feira, 12 de setembro de 2013

História da Wikipédia

Sites colaborativos ganham cada vez mais força

  Considerado o site colaborativo mais utilizado em todo o mundo, o Wikipédia é uma enciclopédia livre sem fins lucrativos, produzida e editada por usuários voluntários. É também um dos projetos da Wikimedia Foundation.

  Inicialmente o Wikipédia era apenas um projeto para complementar a Nupedia, uma enciclopédia livre mais que exigia alta qualificação de seus contribuintes, o que causava lentidão no processo de revisão.

   Os criadores perceberam que o site colaborativo e com estilo Wiki (rápido) seria muito mais eficiente. A partir de então o projeto adotou oficialmente o nome Wikipédia. Foi ganhando força e deixando a Nupedia pouco acessada, resultando na suspensão de suas atividades em setembro de 2003 com apenas 24 artigos prontos.

  Formalmente lançado em 15 de janeiro de 2001 pelo filósofo Larry Sanger e o empresário Jimmy Wales, em língua inglesa, o Wikipédia atingiu no fim do ano de seu lançamento cerca de 20 mil artigos em 18 idiomas.

  Em setembro de 2009, os artigos do site cobriam cerca de 500 mil lugares ao redor do mundo, a maioria deles escritos na América do NorteEuropa e Ásia Oriental. Em abril de 2011, o Wikipédia foi apontado como o quinto site mais popular do mundo pela Google Inc.
Até agosto de 2013 o site alcançou a marca de 28 milhões de artigos, sendo 795. 538 em português e o restante em 287 idiomas diferentes.

  Seu conteúdo é distribuído sob uma licença aberta, ou seja, qualquer um pode reutilizar ou redistribuí-lo sem nenhum custo. Devido à disponibilidade imediata, sem qualquer revisão, umartigo pode conter erros, contribuições equivocadas, ou descontextualizadas, até que outro editor faça as alterações e correções necessárias. Contribuintes registrados ou não, podem utilizar os recursos disponíveis no software que opera o site.

  O fato de todos colaborarem com as informações postas ali é o que faz com que o mundo acadêmico observe a Wikipédia com desconfiança. No entanto, uma investigação divulgada pela revista Nature, em 2005, apontou que os artigos da Wikipédia chegaram a um nível de precisão bem próximo ao da EncyclopædiaBritannica.

  Segundo pesquisa realizada com internautas, pelo ForeSeeResults em 2011  e divulgada pela CNET, em uma escala de satisfação de 0 a 100, a Wikipediaatingiu 78 pontos. Resultado superior ao de outros sites consagrados, como Facebook, YouTube e MySpace.




2 comentários:

  1. Considero a Wikipédia uma "fonte de primeira ocasião". É aquela que procuramos quando precisamos ter uma noção bem geral sobre determinado assunto.

    Mesmo não oferecendo aprofundamento, o site é bastante útil e tem um aspecto que merece ser destacado. O fato de conter vários linkks ao longo do texto, que conduzem para desdobramentos da história, podem contribuir para a contextualização do usuário sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. é na wikipedia que acho informações nem sempre tão fáceis de achar e ainda links que serviram de fonte de pesquisa inicial. quando quero utilizar em algum trabalho acadêmico, vou nessa fonte, geralmente oficial, e pego as informações dali.

    ResponderExcluir