quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Storify, novas formas de contar a mesma história

O Brasil viveu, recentemente, um momento único - onde milhares de pessoas foram às ruas manifestar por seus direitos. O movimento também repercutiu na web, talvez até antes de chegar ao asfalto, graças ao poder das redes sociais.

A mídia intensificou a cobertura online e o cidadão comum participou ativamente desse processo, virando produtor e multiplicador de notícias.

Mas o que tudo isso tem a ver com o storify? Não se tratam de meros rodeios. A web tem revolucionado o modo de fazer notícia mundo afora e, nesse contexto, a ferramenta faz todo sentido.

Contar histórias através de outras histórias, sem o cunho social  de redes de relacionamento, como facebook e twitter. Na verdade, o conteúdo postado/tweetado é a base do storify, que usa fragmentos de informações compartilhados por essas mídias para criar novas narrativas. 

Usos

A possibilidade de compilar o conteúdo das redes sociais acabou se tornando uma mão na roda para veículos jornalísticos, sites e jornalistas independentes, blogueiros. Não à toa, o storify, que, aliás, foi criado por um ex-repórter, reúne perfis como o do Washington Post e, aqui em Fortaleza, do Diário do Nordeste.

Rosa Hermann, autora do blog Querido Leitor, vinculado ao R7, se referiu ao storify como uma ferramenta útil e simples. Nos comentários, o usuário que se identificou apenas como Emílio agradeceu a dica e completou: "Muito bom mesmo, uma maneira de criar histórias a partir de tudo o que se publica. O que ainda ficou para ser dito, no Storify dá para aprofundar o assunto, criar um novo texto."

Rafael Rodrigues, jornalista e professor universitário, trouxe a ferramenta da redação para a sala de aula. Rafael acredita que o storify pode estimular o exercício de diversos conceitos, como curadoria de conteúdo e crowdsourcing

O storify é muito explorado no exterior, mas ainda pouco popular Brasil. Rafael acredita que um dos principais motivos é a falta de tradução para o português e sua utilização mais específica. "Ela não é uma rede social, é um repositório de informações. Ela é uma espécie de jornal ou de blog feito dessas narrativas. Então, isso contrapõe um pouco com o que é a tônica do uso da internet hoje, no sentido de que as ferramentas são essencialmente sociais" - explica.



Mas o site pretende ampliar seus usos e conquistar novas categorias. A prova disso é o lançamento de uma ferramenta voltada para executivos e empresas, o Storify Business. 

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