quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A beleza e a moda na construção da imagem feminina





Todo dia ao levantar, cumprir a higiene habitual, tomar café da manhã e sair para trabalho, você pode transmitir seu humor. E nem sempre você precisa falar sobre como se sente. Ou passar essa ideia com expressões faciais. Basta uma coisa, a roupa que você escolheu usar. O simples conjunto de peças pode dizer por você.
E surgem os questionamentos. Como pode acontecer isso? Como um ser humano em toda sua complexidade pode relatar algo com suas vestimentas? É simples, desde sempre foi concedida as roupas um poder. O poder de informar. Na idade média a classe dominante abusava de enfeites e acessórios, diferentes tecidos, e por influência da corte espanhola, usavam grandes golas ao redor das blusas e vestidos, quanto mais exagerado, melhor. Isso indicava o status social pertencente.
Com a maquiagem não foi diferente. No século XV o uso de maquiagem era regalia dos reis, aristocratas e cortesãos. Foi apenas em 1920 que ela se popularizou e se tornou mania mundial.
Foto feita por Tamara Aquino. Modelo :Thaise Aquino
Moda e maquiagem caminham de mão dadas. Em um desfile de moda os dois trabalham em conjunto para compor o look final, além de promover uma movimentação de tendências. “De acordo com a estação do ano a maquiagem é ditada. No verão as cores são mais coloridas. No inverno são mais fechadas” diz Priscila Feitosa, maquiadora. E assim vai se constituindo a moda, ou seja, as cores que estarão em evidência.
E o que está em evidencia, se torna um desejo. Todas querem, todas procuram. Todas arrumam um jeito de adequar à sua identidade pessoal. Determinada ação acaba conferindo auto estima a mulher. “Por estar sob holofotes a mulher não se sente estranha por usar o produto x, pelo contrário, isso a ajuda a se sentir mais poderosa” fala Renan Rocha, cabeleireiro.
A maquiagem traduz seu estado de espírito e assim como a moda, fornece informações sobre seu humor. Por isso ambas atuam juntamente. Em dias de roupas simples, um batom escuro agrega o diferencial. E em dias de roupas extravagantes a maquiagem simples finaliza o look. Essas características influenciam na auto estima na mulher. “A maquiagem muda o humor e traz segurança” disse Priscila Feitosa, Maquiadora.


Feito por : Tamara Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário