quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A beleza e o mercado de trabalho


A contratação de um funcionário requer muitos critérios. Um currículo diferenciado e uma vasta experiência profissional contribui positivamente na seleção. Mas muitas vezes a boa aparência, pode determinar ou não, a contratação de uma pessoa. E essa exigência abrangeu também os homens, que estão cada vez mais preocupados com a vaidade.

Uma pesquisa feita na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, aponta que pessoas mais belas ganham 10% a mais do que pessoas menos atraentes. Uma boa impressão desperta segurança, principalmente, se for um trabalho que exija o contato direto com o cliente.

A primeira impressão é a que fica. E para quem trabalha direto com o público sabe bem. Antes de vender seu produto a pessoa vende sua imagem. Uma aparência cuidada, limpa, bem vestida, fornece características necessárias para deixar à vontade o comprador.

Gabriel Sombra, é um exemplo disso. Representante de vendas, ele concluiu que a barba influencia negativamente seu trabalho. "Fiz um teste, e percebi que com a barba maior, perdia ou dificultava as vendas, mas ao tirá-la o processo de compras melhorava no mesmo dia” disse ele.

"Na minha loja o vendedor é o protagonista. É através dele que as vendas serão ou não efetuadas. Ele é o cartão de visitas da loja" fala Janneide Macêdo, comerciante. "É necessário verificar se o funcionário é adequado ou não ao ambiente de trabalho, e isso é distinguido por meio da aparência." relata Eduardo Giacon, comerciante.

No entanto, há os dois lados da moeda. Em certos tipos de serviços, a aparência não influi. É o caso de serviços em supermercados. Devido a uma escassez de mão de obra os responsáveis pela contratação nesse tipo de loja não se dão ao luxo de tornar como um critério, a beleza. "Não existe apelação pela beleza, pois a busca por esses serviços não é grande" fala Luiz Félix, funcionário da empresa Pão de Açúcar.


Mas é incontestável que o cuidado aumentou com o físico e o externo, e com isso o mercado de cosméticos e o de estética cresceu consideravelmente. É grande a procura por produtos e tratamentos que possam combater imperfeições, corrigir defeitos e realçar qualidades. As pessoas não se importam em pagar um preço alto, como por exemplo, fazer rinoplastia, mamoplastia, bioplastia, lipoaspiração entre outros, para se adequar ao mercado de trabalho.

Tamara Aquino

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