quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Agora é a vez deles se cuidarem



            A busca pela erradicação dos pelos entre os homens aumenta cada vez mais. Com o ganho de músculos definidos, logo surge a vontade de se livrar daqueles pelinhos indesejáveis. Silvia Maria, 34, afirma que eles estão mais cuidadosos com o corpo. Costa, pernas, peito e axilas são os mais procurados por esse público. 

            Silvia, que também trabalha como manicure há 7 anos, conta que as esposas incentivam seus maridos a se cuidarem. Além da depilação corporal, eles fazem também sobrancelhas, unhas, cortes de cabelo diferenciados, luzes e até relaxamento no fios. Isso por que, segundo ela, as mulheres estão ficando mais exigentes. 

            É assim com Marcelino de Sousa, 31. Ele e sua esposa estão sempre incentivando um ao outro. Ela, sempre o influencia positivamente a se arrumar mais. E ele, apesar de  não recorrer tanto a procedimentos estéticos, incentiva sua mulher a cuidar mais do corpo com a prática de exercícios e com uma alimentação sempre regrada. Marcelino diz que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito em relação a seus cuidados com a aparência física. Mas, mesmo se sofresse, isso não iria interferir em nada, pois para ele o que importa é o seu bem estar.

             Com o aumento da demanda, a oferta dos produtos é maior. Sabendo disso, a indústria tem investido em produtos diversos para o mercado masculino. Artigos para cabelo como gel e pomada modeladora são os mais procurados, por que são usados por qualquer faixa etária, é o que explica Karla Mendes, vendedora em uma loja de cosméticos. Perfume, gel pós-barba também são produtos muito procurados.  

            Rony de Paulo é cabeleireiro e está no mercado há 14 anos. Ele afirma que a vaidade masculina hoje é uma prática que já está introduzida em nossa cultura e que se inicia junto com a puberdade. A partir daí, eles adquirem hábitos de cuidados com a pele, já que é nesse período que os adolescentes começam a ter espinhas. Nessa fase, produtos como cremes de limpeza facial e esfoliantes são muito procurados, conta o cabeleireiro. É durante essa idade que os mais jovens aprendem a usar secador e chapinha para conseguir efeitos mais estilizados nos cabelos.


            Rony credita que isso hoje já é visto como uma coisa normal perante a sociedade. Até os idosos, que antes eram os mais preconceituosos em relação à vaidade masculina, estão se preocupando mais com a aparência. Para eles, o mais importante é esconder a idade, com procedimentos como, por exemplo, o chamado blackout, uma técnica que permite esconder os fios brancos de forma sutil. 

Jessica Saunders

Nenhum comentário:

Postar um comentário