quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Arquiteto Marcílio Lopes lança projeto sustentável na Casa Cor 2013


A arquitetura cearense vem cada vez mais sendo altamente valorizada no mercado nacional e internacional. Os arquitetos cá convidados a estruturar projetos de qualquer porte que seja, começaram a adotar metodologias de como deixar os trabalhos mais bem aceitos no sentido economia, respeito com a natureza e, principalmente, sem prejudicar o meio-ambiente.

E é com essa intuição que, Marcílio Lopes, projetou uma casa com um material que gera a tal energia da mesma com um baixo custo financeiro, no caso, ele fez-se do uso das placas fotovoltaicas. Além de uso de aparelhos de TV com a tecnologia LED HD-TV, uma mesa de estar feita em madeira 100% reaproveitável e sem denegrir a imagem característica e ecológica do ambiente.

O ambiente chama-se Casa da Brisa e detém de um excelente acabamento que eu, como repórter, fiquei surpreso.

Este ambiente está sendo exposto em uma das maiores feiras de arquitetura e design do Brasil – a Casa Cor.

A Casa Cor tem diversos membros e está localizada em um bairro altamente de fácil acesso e que para ter sua entrada garantida, é necessário que compre um ingresso na bilheteria do local.

No Ceará, Marcílio é o que mais se destacou, a meu ver, com a questão da sustentabilidade.

Primeiramente, Marcílio elogiou a edição de 2013, que desta vez estava repleta de equipes de reportagem de todo o estado e inclusive de outras regiões. Depois ele, continuou em sua fala, declarando que “ser sustentável, é ser politicamente correto com aquilo que trabalho, pois, o cliente contratado terá uma redução nos custos futuros em se tratando da energia geradora que, na Casa da Brisa é solar”.

Ainda segundo Marcílio, o conceito da casa foi criado para solteiros ou casais que não detém filhos.

Marcílio tem um escritório próprio e dá aulas de arquitetura urbanística e sustentável na Universidade de Fortaleza – UNIFOR e atuou em mais de diversos lugares desenvolvendo projetos para todo tipo de ocasião. Ele conclui a sua fala dizendo: “Com a experiência que eu possuo, consigo mostrar as tendências que estão no império atual do mercado nacional, mas também acho que tem fins internacionais também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário