Em tempos atrás, o homem que se preocupava de forma
excessiva com a sua beleza, colocava em dúvida a sua masculinidade. Porém,
nesses anos 2000 mudaram.
Os homens estão cada vez mais vaidosos em relação
aos cuidados com a aparência física e é cada vez mais os homens que não se
importam mais com isso.
Cileide Gomes, dona de um salão de beleza no Monte
Castelo, afirma que logo que começou o seu "gabinete" em 1999, eram
poucos os homens que frequentavam o local. "Quando eles chegavam, queria
no máximo cortar um cabelo e só. Já hoje, eles se preocupam com o corte, fazem
limpeza de pele e outros cuidados com a beleza", diz.
Flávio Filho, 18, é um jovem que já nasceu nessa
era. Ele é um dos que se preocupam com a beleza e sempre está no salão de
beleza. "Acho importante estarmos sempre arrumados e limpos, pois uma boa
aparência nos trás muita benefícios na procura de um emprego, e, claro na hora
de conseguir uma namorada", brinca Flávio.
É crescente o número de homens que estão em salões
de beleza e clínicas de estéticas, usam cremes anti-rugas, massagens terapêuticas
e até redutor de medidas. Esses cuidados que antes eram restritos apenas às
mulheres, agora fazem parte também do universo masculino.
Em Fortaleza, uma barbearia voltada para o mundo
masculino existe desde 2010. É a Barbearia Social Club que faz sucesso entre os
homens da Capital. A grande vantagem do local é que muitos homens se sentem
desconfortáveis em ir para um salão de beleza unissex, pois também tem mulheres
se arrumando e causa constrangimentos. "O ruim é ver as mulheres se
arrumando, é um pouco estranho, eu gosto de ver logo a mulher arrumada",
afirmou Jomas Sousa, que é assíduo da barbearia.
Pele
lisinha
Carlos Wagner, 20, estudante do ensino médio, sempre
teve problemas com acne e isso lhe deixava com receio de tentar até vagas de
trabalho. "Tinha vergonha das pessoas, pois tinha muitas espinhas",
afirma. Com isso, ele começou um tratamento de pele sério, para amenizar a
situação e conseguiu uma boa colocação em uma empresa que prega bastante pela
aparência.
De acordo com a dermatologista Walter Pinheiro,
muitas pessoas, não só os homens procuram a clínica em busca de ganhar uma pele
limpa e cada vez mais lisa. "Sabe- se que a aparência é algo importante na
nossa sociedade e por isso investimentos muito nas novas técnicas e cuidados
para que não só os homens, mas todos que procurem os nossos serviços saem
satisfeitos", concluiu.
O
homem do século XXI
Essas mudanças começaram a ocorrer na primeira
década do século XXI, é comprovada por pesquisas feitas nos mercados da beleza.
E o fato é esse: a vaidade masculina está em alta. As indústrias da moda e da
beleza estão investindo cada vez mais pesado para conquistar esse público. Já,
na moda, as grifes mundialmente famosas criam roupas, impondo cores e modelos
para serem usados em todas as épocas do ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias
de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o crescimento anual médio foi de 10,5 %, com um
aumento no faturamento de R$ 4,9 bilhões para R$ 24,9 bilhões entre 1996 e
2009. E diante dessa crescente um dos fatores determinantes para esse aumento
foi a preocupação dos homens com a aparência, e contribui para o Brasil ser um
dos grandes mercados consumidores de produtos de beleza.
Lyvia Rocha
Lyvia Rocha
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