quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cuidar-se é preciso

Em tempos atrás, o homem que se preocupava de forma excessiva com a sua beleza, colocava em dúvida a sua masculinidade. Porém, nesses anos 2000 mudaram.

Os homens estão cada vez mais vaidosos em relação aos cuidados com a aparência física e é cada vez mais os homens que não se importam mais com isso.

Cileide Gomes, dona de um salão de beleza no Monte Castelo, afirma que logo que começou o seu "gabinete" em 1999, eram poucos os homens que frequentavam o local. "Quando eles chegavam, queria no máximo cortar um cabelo e só. Já hoje, eles se preocupam com o corte, fazem limpeza de pele e outros cuidados com a beleza", diz.

Flávio Filho, 18, é um jovem que já nasceu nessa era. Ele é um dos que se preocupam com a beleza e sempre está no salão de beleza. "Acho importante estarmos sempre arrumados e limpos, pois uma boa aparência nos trás muita benefícios na procura de um emprego, e, claro na hora de conseguir uma namorada", brinca Flávio.

É crescente o número de homens que estão em salões de beleza e clínicas de estéticas, usam cremes anti-rugas, massagens terapêuticas e até redutor de medidas. Esses cuidados que antes eram restritos apenas às mulheres, agora fazem parte também do universo masculino.

Em Fortaleza, uma barbearia voltada para o mundo masculino existe desde 2010. É a Barbearia Social Club que faz sucesso entre os homens da Capital. A grande vantagem do local é que muitos homens se sentem desconfortáveis em ir para um salão de beleza unissex, pois também tem mulheres se arrumando e causa constrangimentos. "O ruim é ver as mulheres se arrumando, é um pouco estranho, eu gosto de ver logo a mulher arrumada", afirmou Jomas Sousa, que é assíduo da barbearia.

Pele lisinha

Carlos Wagner, 20, estudante do ensino médio, sempre teve problemas com acne e isso lhe deixava com receio de tentar até vagas de trabalho. "Tinha vergonha das pessoas, pois tinha muitas espinhas", afirma. Com isso, ele começou um tratamento de pele sério, para amenizar a situação e conseguiu uma boa colocação em uma empresa que prega bastante pela aparência.

De acordo com a dermatologista Walter Pinheiro, muitas pessoas, não só os homens procuram a clínica em busca de ganhar uma pele limpa e cada vez mais lisa. "Sabe- se que a aparência é algo importante na nossa sociedade e por isso investimentos muito nas novas técnicas e cuidados para que não só os homens, mas todos que procurem os nossos serviços saem satisfeitos", concluiu.

O homem do século XXI

Essas mudanças começaram a ocorrer na primeira década do século XXI, é comprovada por pesquisas feitas nos mercados da beleza. E o fato é esse: a vaidade masculina está em alta. As indústrias da moda e da beleza estão investindo cada vez mais pesado para conquistar esse público. Já, na moda, as grifes mundialmente famosas criam roupas, impondo cores e modelos para serem usados em todas as épocas do ano.


De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o crescimento anual médio foi de 10,5 %, com um aumento no faturamento de R$ 4,9 bilhões para R$ 24,9 bilhões entre 1996 e 2009. E diante dessa crescente um dos fatores determinantes para esse aumento foi a preocupação dos homens com a aparência, e contribui para o Brasil ser um dos grandes mercados consumidores de produtos de beleza. 

Lyvia Rocha

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