quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ler é legal sim!

por Paulo Victor Mascarenhas

“Além de informar e educar, a leitura também ajuda a pensar. Nos livros está a reflexão organizada sobre o mundo que o jovem precisa para se orientar na vida. Sem falar,  claro, no prazer e no enriquecimento que ele terá com a ficção e a fantasia”. Essas são palavras de Luís Fernando Veríssimo e resumem a importância da leitura e de cultivar esse hábito desde cedo. Além de trazer enriquecimento cultural, a leitura estimula a imaginação e a criatividade, fundamentais para crianças em idade escolar.

A leitura deve ser estimulada desde cedo, e a família possui um papel importante na criação do prazer por ler. Existem livros dos mais diversos e apropriados para todas as idades, e á medida que a criança vai crescendo, ela vai aprimorando seu gosto pessoal. A família pode dar dicas e estimular as crianças e adolescentes a lerem autores clássicos e livros renomados, mas sem forçá-los, pois isso fará com que a leitura se torne uma obrigação e não um passatempo, o que acaba se tornando um desestímulo. Na escola, os jovens já são forçados a ler livros cotidianamente e à vezes acabam descartando as obras sem nem ao menos conhecê-las, pois o fato de serem obrigados a ler tais livros tira todo o prazer da atividade.


Pesquisas revelam que o povo brasileiro lê muito pouco. Livrarias vão á falência e encerram suas atividades a todo o momento. Não somos estimulados a ler, com o advento da tecnologia as pessoas possuem infinitas opções de entretenimento, e a leitura acaba sendo deixada de lado. É preciso que as pessoas saibam que ler pode ser, sim, uma atividade prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário