quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Livros religiosos dominam a lista dos mais vendidos de 2013

por Rudá Barreira

O ano de 2013 foi marcado por lutas ideológicas no Brasil, nas quais as forças religiosas tiveram atuação central, e esse cenário também se refletiu na vendagem dos livros. As duas obras mais vendidas no ano até o momento são Kairós, do padre Marcelo Rossi, e Nada a Perder vol. 2, do bispo Edir Macêdo. Ainda figura em quarto lugar da lista o primeiro volume de Nada a Perder. Assim, somam três obras voltadas ao público religioso entre os cinco livros mais vendidos no país.

Entre os livros de ficção, o norte-americano Dan Brown, autor de O Código da Vinci, voltou ao topo da lista de vendagens com o sua nova obra Inferno. O segundo lugar pertence a John Green, autor de A Menina que Roubava Livros, com a obra A Culpa é das Estrelas, que conta a história de uma paciente terminal de câncer. Fecham a lista dos cinco mais vendidos a trilogia dos tons de E. L. James, Cinquenta Tons de Cinza, Cinquenta Tons de Liberdade e Cinquenta Tons Mais Escuros.




Livros mais vendidos de 2013 | Infografista: Rudá Barreira


A tendência observada na vendagem dos livros no Brasil obedece a algumas regras claras. Os livros mais vendidos pertencem ou às obras de nicho, como é o caso dos religiosos, ou aos autores reconhecidos do grande público, como é o caso de Dan Brown e John Green.

Os números das vendagens ilustram a força que a massa religiosa possui no Brasil. Tanto pelo viés católico, representado na lista pelo padre Marcelo Rossi, quando pelo viés evangélico, notadamente ascendente no país, representado na lista pelo bispo Edir Macêdo.

Números de 2012

Em 2012 as mesmas tendências puderam ser observadas, porém as posições estiveram invertidas. Em primeiro e segundo lugar figuraram Cinquenta Tons de Cinza e Cinquenta Tons Mais Escuros. O primeiro volume de Nada a Perder alcançou o terceiro lugar, seguido por Cinquenta Tons de Liberdade. O padre Marcelo Rossi também figurou na lista dos cinco mais vendidos do ano passado, mas com o livro Agapinho, voltado para o público infanto-juvenil.

Outros livros de autores reconhecidos, como A Guerra dos Tronos, primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo de J.R.R. Martin, e Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, também estiveram entre os mais vendidos de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário