quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O profissional verde

Arquitetura sustentável ou arquitetura verde, hoje em dia não é apenas os famosos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar,é uma  maneira de conceber um projeto arquitetônico de forma sustentável, procurando otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que de tal modo minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes. Apesar de a sustentabilidade estar na moda, essa prática foi cunhada por Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. 
Um projeto ecológico / sustentável deve levar em conta o processo no qual foi concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não. 
No Ceará, está tendência encontra-se ainda em desenvolvimento. Tendo seu polo principal na Casa-Cor, evento onde os grandes escritórios de arquitetura e urbanismo apresentam seus projetos. 
Segundo o arquiteto Otávio Souza, são características fundamentais em um profissional que queira trabalhar nessa área, ter noção de ecologia, pois a sustentabilidade dos projetos é baseada na relação do ser humano com a natureza, outro ponto importante destacado, é o engajamento ambiental: “É preciso, ter um conhecimento às vezes até específico sobre clima, geografia”. Não basta saber o que causa o aumento na camada de ozônio, brincou Otávio. 
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Muitas vezes desprezados pelos acadêmicos. Lamenta não ter tido uma disciplina sobre sustentabilidade 
 Nas duas maiores faculdades de arquitetura no Ceará, UFC e a Universidade de Fortaleza (Unifor) não dispõem de uma disciplina específica sobre sustentabilidade, dificultando a formação do jovem profissional que queira enveredar sobre esse caminho.  


Alguns pontos podem ser perceptíveis em um eco projeto: 
  • Redução de consumo de energia 
  • Redução de consumo de água 
  • Melhoria da qualidade do ar interior 
  • Uso consciente das madeiras 
  • Redução e minimização de resíduos e produtos recicláveis  
  • Incentivo ao consumo consciente e comércio solidário.

    No infográfico a seguir alguns aspectos de um projeto sustentável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário