quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Práticas de exercícios físicos e benefícios da natação

Por Sávia Moura

Praticar esportes não é coisa de crianças e nem adolescentes, e também não se restringe apenas a essas duas etapas da vida. As atividades físicas podem ser feitas por qualquer pessoa independente da idade. 

Antigamente muitos homens e mulheres paravam de praticar exercícios ao se casarem, acabavam entrando no comodismo, e aquela barriguinha tão indesejada pelos homens e as temidas celulites pelas mulheres  acabavam aparecendo.

As pessoas mais velhas, então, nem cogitavam a ideia de se exercitar. Muitos diziam que não tinham mais idade para isso e que os próprios médicos recomendavam que evitassem esforços físicos e que fizessem repouso. 

Entretanto, esse paradigma mudou conforme o tempo. Descobriu-se que a prática de exercícios físicos faz muito bem para a saúde. E aqueles que já praticam a mais tempo, conhecem os benefícios que os exercícios trazem e sentem falta quando deixam de praticá-los. 

O mais interessante é que teoricamente, todo mundo conhece os benefícios da atividade física para a saúde e o bem-estar. Porém na prática, principalmente nas grandes cidades como em Fortaleza, são poucas as pessoas que têm o hábito de reservar um horário para se exercitar. Colocando assim, culpa na correria do dia a dia, o que faz com que o tempo deles diminua.

Porém, mesmo com a maioria das pessoas se tornando cada vez mais sedentárias, ainda há uma minoria que com muita disciplina, segue firme e forte com as atividades.
A prática da natação por exemplo, pode ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, a melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, ajuda a desenvolver os músculos, o equilíbrio e a coordenação motora, a dar mais flexibilidade e resistência. Além do exercício ajudar a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.  

Confira o depoimento do aluno de Educação Física Víctor Evangelista, sobre os benefícios das atividades físicas e da prática da natação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário