terça-feira, 29 de outubro de 2013

Profissão Scouter


Profissão Scouter

Conhecendo um pouco mais sobre o profissional responsável por “descobrir” modelos.

Por Alexandre Fernandes e Dulcinea de Carvalho

As belezas de famosas modelos nacionais e internacionais saíram do anonimato e passaram a ocupar passarelas e ensaios de revistas após serem descobertas por “olheiros”. Gisele Bündchen, por exemplo, iniciou sua carreira aos quatorze anos quando foi descoberta por um booker de uma agência de modelos, enquanto desfilava com amigas em uma festa de 15 anos. Caroline Trentini foi também descoberta, aos quatorze anos, pelo scouter Dilson Stein, enquanto, simplesmente andava na rua de sua cidade natal, Panambi, no Rio Grande do Sul. Gianne Albertoni chamou a atenção do fotógrafo Sergio Valle Duarte enquanto andava de skate em um parque da cidade de São Paulo. A modelo tinha apenas treze anos. Olheiros, bookers, ou scouters, como são chamados os caça-talentos das agências de modelos, são responsáveis por descobrir jovens modelos, muitas vezes em situações inusitadas, e fazer com que tenham sucesso nas passarelas. Parece um trabalho fácil, mas não é. O booker deve ter um olhar aguçado para perceber as medidas aproximadas de cada aspirante a modelo. Por esta razão, ele sempre carrega consigo uma fita métrica, confirmando assim o que o seu olhar detectou.
O booker cearense Romualdo Cassiano, 35, começou a trabalhar aos dezesseis anos como assistente de eventos e produção, no entanto largou a profissão ao ingressar nas Forças Armadas. A interrupção do trabalho que o levaria ao mundo da moda foi rápida e após sair do Exército por honra ao mérito, Romualdo passou a trabalhar como scouter. Para achar modelos em potencial, valia sair a procura nos lugares mais inusitados como shoppings, baladas, eventos de moda e até mesmo em lanchonetes e fast foods. De início, a remuneração não era satisfatória, variava de 300 a 400 reais. Hoje, a remuneração varia de 800 a 1500 reais. Após cinco meses como scouter, Romualdo procurou outras ramificações no mundo da moda, como montar o seu próprio casting de modelos e trabalhar como agente de modelos e promotor de eventos. Atualmente, representa uma das maiores agências de modelos do mundo, a Elite Model Management Brasil, cuja sede mundial está localizada em Paris, cujos modelos representaram grandes celebridades como Drew Barrymore, de As Panteras (The Charlie’s Angels, 2000), em desfiles internacionais.  O concurso Elite Model Look  é uma ponderosa organização de caça a talentos com mais de 350 mil concorrentes anualmente em mais de 55 países, onde os scouters inscrevem suas modelos para que concorram a um contrato com a Elite Models.
No geral, a beleza é fundamental. Segundo o padrão físico de um Top de sucesso, meninas devem ter, no mínimo, 1.70m de altura e usar manequim 36/38. Meninos, 1.80m de altura e corpo definido. “Mas tudo isso é relativo, porque hoje posso achar uma modelo de 1.65 m e fazer dela uma modelo comercial de maior faturamento do mundo”, explica Romualdo. O scouter destaca ainda que a personalidade do modelo é um fator importante.
Em seu cotidiano, o booker vive mais para o modelo que para si mesmo. Apesar de começar a trabalhar às 9 horas da manhã, Romualdo, costuma acordar às 5 horas. Uma das primeiras atividades da manhã é ligar para a modelo que vai fazer a campanha do dia. Além de acordá-la, ele deseja boa sorte e verifica a programação prevista para aquele dia. O envolvimento com as modelos é tanto que, não raro, o scouter dá conselhos e também escuta o que as jovens têm a dizer. “A carreira de modelo não é apenas glamour e riqueza”, disse. É necessário ter muita paciência e cautela ao receber e assinar propostas, pois nem sempre, os contratos ofertados são confiáveis. O booker deve-se colocar como a pessoa que é totalmente responsável pelo futuro da modelo, evitando que esta seja “passada para trás”. Ele acompanha todo o processo de filiação da modelo com a agência.
O booker passar a ser, para o modelo, um segundo pai ou mãe, pois se preocupa com a alimentação, com o vestuário, com o cotidiano em si. Romualdo diz que é necessário cuidar bem dos seus agenciados, pois o modelo precisa estar cem por cento bem para realizar qualquer projeto com o máximo de perfeição. Mas todo esse cuidado não o livra de ter que suportar a função de psicólogo, também, pois, assim como qualquer outro ser humano, os modelos também têm seus dias de mau humor, de baixa autoestima.  Romualdo sempre se coloca ao dispor para ouvir os problemas e queixas de seus agenciados, já que o bem estar psicológico dos modelos é de extrema necessidade para efetuar os trabalhos de modelagem.
Hoje, ele aposta no nome de Carla Menezes, 20, uma de suas descobertas locais e que está fazendo bastante sucesso no mundo da moda cearense. Carla já fez campanha para lojas como C&A, Anamac, Dona Florinda e Maraponga Mart Moda. Apesar de ser chamado de olheiro ou scouter, na carteira de trabalho e previdência social (CTPS), quando filiado a alguma agência, esse profissional tem sua carteira assinada no cargo de booker ou promotor de eventos. Segundo Romualdo, é um trabalho extremamente gratificante, quando é feito por paixão e vontade, assim como qualquer outra profissão.

Scouters e as agências
Como e por que seus serviços são contratados pelas agências de modelo e publicidade.
Muitos dos modelos vistos hoje em outdoors, busdoors, propagandas de televisão, são modelos agenciados. Porém, antes de terem seus contratos com as agências, quase todo modelo tem como “escudeiro”, um scouter.  Tudo começa com um desfile, ou um evento social privado. O cliente da agência solicita alguns modelos, as agencias de modelos e publicidade contatam o scouter ou promoter, para que ele tire modelos de seu casting, caso ele o tenha, ou vá em busca de novo rostos para preencher aquela solicitação.
O gerente da agência New Faces, Olimpio Ramos, 45, explica que a grande vantagem de se contratar os serviços de um booker experiente, é não ter que se preocupar com o deadline, o prazo da solicitação, pois com a experiência, fica mais fácil para o profissional encontrar modelos no perfil que lhe for pedido.
Não é nada fora comum agencias quererem novos rostos para novos contratos, pois todo modelo trabalha de segunda a domingo, tendo apenas um período livre. Por serem tão ocupados, é necessário ter alguém capaz de trazer novas pessoas a cada solicitação.
Apesar de parecer fácil, conseguir um olheiro, requer muita pesquisa e conhecimento de mercado. Alguns se dizem olheiros, mas não possuem nenhum tipo de tato ou experiência. Já que o mercado da moda está constantemente crescendo nas regiões sul e suldeste do país, o mercado de scouters no Ceará ficou escasso. Caso não conheça um, ou não tenha ninguém que conheça, corre o risco de não conseguir cumprir suas solicitações e fracassar como agenciador.



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