segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sustentabilidade e a arquitetura moderna .



              Lamentavelmente em nossas cidades ainda não há uma preocupação em construir respeitando os danos que podemos causar ao ecossistema. Talvez até por uma questão de economia, até então nada de concreto existe que esse sistema vá causar um maior investimento, é tudo uma especulação. O que de fato precisa ser criado é projetos de edificação que utilizem tudo que a natureza possa nos oferecer para que possamos poupar energia, água , e evitar a proliferação de gazes que modifiquem o nosso clima.

    Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, a cada novo momento da modernidade, shoppings, edifícios imensos,  eles consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.
  
         O projeto de arquitetura sustentável contesta a ideia do edifício como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo , estreitamente ligado ao sítio, à sociedade, ao clima, a região e ao planeta. Esse tipo de projeto se compromete a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem contudo, ser inviável economicamente. Os projetos arquitetonicos contemporaneos já veem em uma perspectiva de validar o reaproveitamento de água, terminando enfim com o desperdicio que se presencia em todos os lugares, de forma indiscriminada.

            A elaboração de um projeto de arquitetura na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida. E de uma mudança estrutural na grande curricular das escolas para que passe a contemplar Uma Vida Sustentável , não somente na rotina mais simples, mas também nas situações mais complexas possíveis.

               
         
             Existe no Ceará um projeto na construção civil que agrega várias construtoras que pretendem destinar seu produto final preservando a sustentabilidade, gerar melhor  qualidade de vida em suas construções futuras . Ainda não há nada de concreto no nosso estado, no ramo da construção civil, já foi mostrado ao público na Casa Cor algo relacionado a ambientes internos, por hora, modismo ou não, o futuro exigirá uma postura preocupante nesse setor que implica diretamente na qualidade de vida do planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário