quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Preciso Estagiar!!



Quem não almeja um dia receber aquele diploma? É o desejo de todo estudante. Para realizar este sonho muitas etapas precisam ser seguidas dentro da faculdade, dentre elas, estagiar. O estágio é um treinamento profissional realizado em um período pequeno e com uma carga horária acessível, para que o estudante não seja prejudicado nos estudos.  Essa capacitação é necessária, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e o aluno precisa ter uma capacitação melhor para desenvolver o que aprendeu dentro da sala de aula.

Atualmente ele é exigido na grade curricular do aluno e passa a ser obrigatório para o término do curso. Mas para isso, deve haver oportunidade. Alguns alunos do curso de comunicação da Faculdade Sete de Setembro estão encontrando dificuldades para estagiar. A estudante do curso de Jornalismo, Ligia Freitas que está cursando o sexto semestre, afirma que a quantidade de vaga é pouca para a demanda na área de Jornalismo e, que, as empresas estão sendo mais criteriosas do que antigamente. Para ela o mercado não está apostando no conhecimento do estudante. “Porque por mais que tenha vagas para estágio, é muito impreciso. Qual vai ser o critério para a seleção para a disputa da vaga”, diz a aluna.

Ligia, sequer participou de uma entrevista. A saída encontrada foi trabalhar em outra área, enquanto espera seu nome ser chamado para participar, ao menos, de uma seleção, já que seu currículo é enviado, todo dia, quando aparecem novas vagas nos grupos das redes sociais a qual ela participa.

O mercado para estagiário não está complicado apenas para alunos do curso de Jornalismo. Estudantes do curso de Publicidade, também, sentem de perto esta dificuldade. Francisco Bezerra está no 7º semestre e, ao contrário de Ligia, Francisco manda portfólio ao invés de currículo. Esse trabalho de enviar portfólio já chega há quase um ano. Destes envios, surgiram-lhe três entrevistas sendo uma para emprego. Sem sucesso. Este ano Francisco já enviou dois currículos e mais de 10 portfólios. Sua maior dificuldade é achar vagas para redação publicitária, “tanta falta de vaga que os currículos são para analista de mídias sociais e os portfólios pra redação. Estou atirando para todo lado”, diz o estudante.

Pois é, a falta de estágio está rodeando os universitários. A busca desenfreada por oportunidades tem feito muitos alunos “atirarem para todo lado” como disse Francisco, e como Ligia, que decidiu, por enquanto, trabalhar em outra área. Mas essa é a realidade. Alguns grupos no facebook e sites do governo para realizar cadastros, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), são procurados e muitas oportunidades aparecem nessas páginas. Dessas oportunidades, muitos currículos ou portfólios são enviados deixando expectativa para quem está precisando daquela vaga.












3 comentários:

  1. Tema importante de ser discutido. Infelizmente esse é a realizada do Ceará. São poucas oportunidades, um mercado resumido, onde é preciso se desdobrar ao máximo para conseguir algum estágio, ou mesmo pelo contato com pessoas das área, ou seja, o velho Q.I (quem indica). A verdade é que independente disso é preciso estar capacitado para quando a oportunidade aparecer ela seja bem aproveitada.

    ResponderExcluir
  2. As empresas costumam exigir muito do candidato dificultando assim o acesso deste a uma chance no mercado de trabalho. Porém muitas vezes quando o aluno consegue a vaga logo busca outro estagio pois suas qualificações são maiores que as exigidas ele na verdade não usa todos os seus talentos em um só estagio...

    ResponderExcluir
  3. Este é um tema importante para compartir com aquelas pessoas que somos de outro pais. Na Espanha, a onde eu estudei,para os graduados na licenciatura de jornalismo não era exigido o estagio na grade curricular do aluno. Ainda assim, o aluno podia procurar um estagio e receber um salário mínimo , mais esto é agora um sono que fica muito longe. Na actualidade o novo plan de estudo, impulsado por a União Europea, o Plan Bolonia exige o estagio no grade curricular sem perceber um salário por o trabalho do estudante. A novidade parece boa, mais é só aparência. Os antigos alunos como eu que estudamos a Licenciatura não podemos achar estagio porque as empresas preferem istos novos alunos que estão obrigados a fazer o trabalho sem receber um salário. Alem de esta situação, temos que adicionar o enorme desemprego que tem Espanha o que torna achar um estagio numa verdadeira missão impossível.

    ResponderExcluir