quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Temos a copa mais cara da história? Veja comparativo com copas anteriores

A princípio, a Copa do Mundo de 2014 deveria ser realizada sem gastos públicos exorbitantes e com presença maciça de investimentos da iniciativa privada. Seria o mesmo molde da Copa do Estados Unidos, realizada em 1994, porém, o que se viu no caso brasileiro foi dinheiro público via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiando investimentos privados. E quando se compara os gastos para a Copa no Brasil com copas realizadas em outros países é possível perceber o impacto negativo que investimentos maciços feitos pelo Brasil sem perspectivas de retorno, podem causar.


O principal argumento que justificava a realização da Copa no Brasil e os gastos necessários para fazê-lo era de que mesmo que dinheiro público acabasse entrando na execução das obras, a população sairia ganhando, uma vez obras de mobilidade urbana e diversos outros equipamentos contruídos ou reformados para o mundial ficariam para o uso da população.


Ocorre que boa parte das obras de mobilidade urbana, para citar só um exemplo, só ficarão prontas depois da Copa do Mundo. Noutros casos obras foram entregues às pressas como em Fortaleza, onde a avenida que dá acesso a Arena Castelão entregue para a Copa das Confederações já passou por reformas para corrigir falhas (hiperlink aqui).


Segundo o deputado federal Romário (PSB), o Brasil fará a copa das copas, como o Governo Federal alardeia não pela grandiosidade do evento, mas pelo volume de dinheiro público envolvido (link aqui). De acordo com o parlamentar, a Copa já custou mais de R$ 28 bilhões aos cofres brasileiros. Só para se ter uma ideia, nenhum dos países que realizaram uma das últimas cinco copas do mundo gastou tanto quanto o Brasil.


O Estados Unidos em 1994 não gastaram absolutamente nada. Todos os investimentos foram feitos pela iniciativa privada e boa parte da estrutura do país que já existia foi aproveitada.


Na Copa de 2002 realizada na Coréia do Sul e no Japão aconteceu o que se teme que ocorra no Brasil: o evento deixar muitos prejuízos. Os dois países enfrentam prejuízos de U$ 5 milhões por ano, apenas com a manutenção dos estádios.


A copa da Alemanha custou um total de U$$ 6 bilhões , mas o país só gastou um terço do valor com a construção de estádios. O impacto foi positivo. Só com turistas, a Alemanha incrementou a economia em 300 milhões de euros durante as quatro semanas de evento.

Na copa de 2010, na África do Sul, o custo total do mundial foi de U$$ 8 bilhões  e o país ainda tentar captar os benefícios de ter realizado o mundial. Para além de uma dívida de U$$ 4 bilhões que o país ainda paga, muitos dos estádios construídos caíram em desuso, se tornando verdadeiros elefantes brancos.


Fontes: Jornal do Brasil, BBC Brasil,UOL Esportes,  Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário