quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dicas de alimentação para uma vida saudável e longa

Bárbara Camurça


A maioria das pessoas acorda cedo, é multitarefas, têm pouco tempo para as refeições e dorme tarde. As cobranças são muitas e, ser estressado, estar acima do peso e sob o efeito de medicações é um quadro cada vez mais comum.
Há quem recorra a dietas sem acompanhamento profissional e cirurgias, mas para uma vida saudável e longa, a boa alimentação é fundamental!
Fabiana Freitas é fitoterapeuta, terapeuta holística e iridologista e diz quais os alimentos que agem na prevenção, tratamento e manutenção da saúde.

Cérebro | Memória
Para o bom funcionamento cerebral, a vitamina necessária é a B9, ou ácido fólico, encontrada no gérmen de trigo, melão, giseng, carne vermelha, peixe e grão de bico, por exemplo. Mas Fabiana alerta que a ingestão de carne vermelha deve ser preferencialmente apenas duas vezes por semana.

Estresse | Ansiedade | Insônia
Esse turbilhão de emoções é uma cadeia, um leva ao outro, e a melhor pedida são os chás, como: camomila, passi flora (flor do maracujá), erva doce, valeriana e erva cidreira.
Outra orientação é evitar a cafeína, os refrigerantes e o chocolate após as 15h. Beber 200ml de água de 30 em 30 min também acalma os “ânimos”.

Digestão | Intestino
Os distúrbios intestinais além de muito incômodos, são deselegantes. Com a frequência de refeições nos fast-foods, são inevitáveis, mas não precisa ser assim.
Para aliviar as toxinas que são encontradas no intestino, Fabiana sugere que se evite o consumo de bebidas alcóolicas, carne vermelha, frituras e guloseimas em excesso. As hortaliças, as frutas e os legumes são grandes parceiros do bom funcionamento intestinal.
A fitoterapeuta receita um Shake Digestivo:
250 ml Leite
1 colher de sopa de aveia
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de gergelim
Adoce com mel ou adoçante
Bata no liquidificador com a fruta que mais gostar

Energia
Quem não quer ter gás para ser produtivo e não cair de exaustão no fim do dia? O segredo para essa proeza fica por conta do consumo de pó de guaraná e ginseng, além do controle de carboidratos e da prática de atividades físicas.
O exercício faz com que o corpo produza adrenalina e serotonina - neurotransmissores responsáveis pela resposta a estímulos - que ajudam no combate do estresse. No mínimo três vezes na semana, com acompanhamento de personal trainer garante disposição.
Para as mulheres, o exercício durante a terrível TPM, alivia as cólicas. Sucos cítricos como os de limão e laranja evitam o espasmo muscular, que é a contração involuntária do músculo.

Para dar um “up" no dia, receitinha de Coquetel Energético:
200ml de água
1 folha de couve - detentora de sais minerais
1 maçã - para combater problemas cardiovasculares
1 colher de café de pó de guaraná - que é energético
Adoce com mel
Bata no liquidificador

Câncer
Parece ser um dos males do século, mas pode ser prevenido pela ingestão de soja, chá verde e chimarrão.
Para os homens, comer alimentos vermelhos - que possuem o antioxidante licopeno - previne o câncer de próstata!
A dica da profissional são três tomates temperados unicamente com sal cozidos no vapor, diariamente.

TPM
A tensão pré-menstrual que em alguns casos se prolonga até o fim do ciclo feminino, tem solução com a alimentação correta. O já conhecido chocolate, o chá de camomila e o chá verde - que é antioxidante, combate os radicais livres e regenera as células - são aliados das mulheres. Também entra nessa lista o leite de soja, porque equilibra os hormônios femininos.


ENTREVISTA

Fabiana, explica o que é a Fitoterapia, a Terapia Holística e a Iridologia.
A Fitoterapia é a terapia das plantas, que previne e trata de modo natural as doenças. A Terapia Holística parte da análise do todo e promove a auto prevenção e auto cura, até mesmo encaminhando a pessoa para outros profissionais, outros tratamentos.
A Iridologia é a ciência que revela a presença de inflamações no organismo e seu estado de manifestação. Isso é possível porque a íris do olho está ligada ao sistema nervoso, linfático e orgânico.
Que outras curiosidades e dicas você poderia dizer?
Uma curiosidade sobre a carne vermelha, como a do boi, carneiro e porco é que esses animais sentem que vão morrer e ficam com uma espécie de depressão, formando glândulas na corrente sanguínea e possíveis células cancerígenas.
Alguns especialistas inclusive defendem que não fomos feitos para consumir carne. No sul do país, apesar do alto consumo de carne vermelha, o índice de câncer é o menor, por causa do excesso de chimarrão que essas pessoas bebem, porque o chimarrão contém antioxidantes.
O açúcar e o sal tão utilizados, são prejudiciais. O açúcar “rouba" o cálcio e o sal desequilibra os hormônios T3 e T4 (produzidos pela glândula tireoide) do organismo. Ah! O consumo diário de cálcio deve ser de 1200 mg para a mulher e 1800 mg para o homem, portanto beba leite e coma também os derivados. E comer frutas, verduras, legumes e hortaliças sete vezes ao dia - parece muito, mas é possível - garante longevidade.
A água de coco e o arroz integral são alimentos com Ph neutro, dão equilíbrio à terapia ortomolecular (parte da medicina alternativa que busca estabelecer o equilíbrio do corpo). Além disso, nos tratamentos sempre falamos da importância da conexão com Deus, porque o ser humano é espiritual, emocional e orgânico. O espiritual é a base da pirâmide, e se não vai bem, todo o resto desanda. Sobre o controle alimentar reforço o clichê: “Tome café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo."

Um comentário:

  1. Nossa ! Agora vejo o quanto me alimento mal. Mesmo tendo cortado o refrigerante da minha vida ainda tenho que melhorar muito.

    ResponderExcluir