segunda-feira, 28 de abril de 2014

Escoteiros ensinam a comunidade a preservar a natureza em evento

Do dia 31 de maio à 13 de julho, grupos escoteiros de todo o Brasil estarão realizando a maior atividade ecológica do Movimento. O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco) inicia sua vigésima terceira edição com uma programação que sugere a preservação da natureza, assim como em todas as edições anteriores, pois o evento surgiu, justamente, pela necessidade de conscientizar a população a respeito dos problemas relacionados ao meio ambiente.  

O MutEco, como é conhecido, faz parte do calendário anual dos grupos de escoteiros do país. O evento é uma proposta da Rede Ambiental Escoteira (RAE), organizado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), e tem o intuito de educar ambientalmente seus membros, participando de iniciativas de conservação da comunidade com atividades que não degradem a natureza. 

 As atividades, que devem seguir o tema “Terra: construindo o mundo que queremos”, são selecionadas e realizadas em local e dia determinados por grupo. Para que o grupo possa receber o Certificado de Eficiência Ecológica e o escoteiro participante, um certificado individual, é necessário enviar um relatório simplificado de atividade com fotografias através de um sistema de informações disponível no website do movimento para a UEB, até o dia 7 de agosto. 

A programação do MutEco foi desenvolvida pela Rede e inclui sugestões de atividades como palestras em praças, panfletagem ambiental e visitas à estações de tratamento de água e esgoto. Além disso, propõe discussões sobre a Carta da Terra, um documento feito por pessoas de vários países sobre educação ambiental, onde os escoteiros estarão concorrendo a kits de camisetas, bonés e objetos escoteiros se divulgarem a discussão com um vídeo de, no máximo, cinco minutos.  



“É uma maneira de inserir dentro da programação do grupo atividades ambientais. São atividades  que já são pré elaboradas, então fica mais fácil a aplicação e a execução delas.” Tobias Reis, Presidente do 6º Grupo Escoteiro Santos Dumont 




O 6º Grupo Escoteiro Santos Dumont vai participar do MutEco pela terceira vez. Algumas das atividades que eles farão já foram escolhidas, entre elas, um acampamento em Caucaia, dia 1º de junho, que salientará a importância da reciclagem com atividades práticas a respeito do assunto, onde aprenderão a construir objetos através da reutilização de outros. Uma atividade de panfletagem também será realizada, conscientizando a sociedade a combater a dengue, e vai acontecer no Parque do Cocó com o Ramo Lobinho, das 8 às 10h do dia 8 de junho. “Mesmo no século XXI, com todo o aparato tecnológico, muita gente ainda não tem informação de como evitar o foco do mosquito da dengue, por exemplo, e eles veem que existem pessoas preocupadas em cuidar da natureza e levar a mensagem de que todos devemos cuidá-la”, explica Emanuelton Antony, Akelá dos lobos (como é nomeado o chefe responsável pelo ramo). 

O grupo também fará, com a tropa sênior, um acampamento em Maranguape, com atividades que conscientizarão a comunidade a respeito de permacultura, um método de agricultura que procura não destruir para plantar e colher, mas que entra em equilíbrio com a natureza de forma sustentável. A data da atividade ainda não foi definida.

2 comentários:

  1. Acho muito bacana essa iniciativa de ensinar aos jovens a cuidarem da natureza. O mundo está precisando de pessoas que, desde a infância, preservem o meio ambiente e repasse seus conhecimentos! Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, concordo com a gabi, temos que ensinar as crianças desde pequenas, para que elas cresçam em um mundo limpo, menos poluído e também para que tenham melhor qualidade de vida.
    gostei do tema, e das fotos.

    ResponderExcluir