quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maquiagem: Um amor antigo, mas permanente

Bárbara Camurça


            As tendências se repetem, são reinventadas. No São Paulo Fashion Week (SPFW), as apostas de beleza para a primavera e o verão 2015 foram as peles mais naturais, com lábios coloridos. Portanto, os batons nas cores: vermelho, vinho, roxo, lilás e laranja, somados a uma boa preparação de pele e um blush suave, garantem um look prático e atual.
            O amor à maquiagem passa por gerações. É herdado pela filha que observa atentamente cada movimento da mãe frente ao espelho. É reforçado pelas tias, primas e amigas. Logo surgem as "experiências": que menina nunca usou um batom, colorindo muito além do contorno da boca?
            Básica, ousada, clássica, fashionista, circense, teatral, para TV. Presente na rotina de quase todas as mulheres - e de alguns homens também! - a maquiagem do século XXI é composta por uma variada paleta de cores, conta com diversos itens e produtos de alta tecnologia, tendo lugar garantido na necessaire ou na wishlist!
            Mas destacar e camuflar aspectos do rosto não é ideia recente. As evidências arqueológicas apontam o surgimento da maquiagem para três mil anos antes de Cristo, tendo como cenário o Egito Antigo e personagem central a icônica Cleópatra. A mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas formava o pó preto usado nos olhos, chamado kohl.
            Além do Egito, também foram palco das pinturas, Grécia e Roma, antes da queda do século V d.C; e Itália e França, principais fabricantes de produtos do gênero.
 Criação chinesa e inicialmente apropriado pelos japoneses para uniformizar o rosto de suas gueixas, o pó-de-arroz ganhou lugar na corte e escondia os problemas de pele da elite. 
No século XVIII, houve uma popularização dos itens, mas nem todos os países aceitaram de bom grado. As mulheres inglesas mais conservadoras, por exemplo, evitavam o uso do pó-de-arroz e do pigmento para os lábios, pois os associavam à vulgaridade.
            A popularização mundial da maquiagem aconteceu na década de 20, com a ascensão de Hollywood e seu cinema em preto e branco. Por não terem o recurso das cores, as atrizes apostavam em olhos bem marcados e bocas vermelhas. Os cosméticos conquistaram seu espaço!

Um comentário: