domingo, 27 de abril de 2014

Membro do Comitê Popular da Copa se manifesta contra obras do VLT



                As obras da Copa do Mundo interviram no país inteiro e mudaram a vida de comunidades que sofreram com a desocupação das casas e de seu espaço. Muitos reinvidicam seus direitos, como o Integrante do Comitê popular da Copa de Fortaleza, Tiago de Sousa.
Tiago conheceu o comitê a partir do momento em que sua casa foi colocada como de utilidade pública pelo Governo do Estado, para ser demolida e dar vazão a um projeto de mobilidade urbana. “Eles dizem que é de mobilidade, mas a gente sabe que isso é um projeto de higienização social”, protesta. Ele ainda fala da insatisfação dos moradores: “O Governo está gastando quase cem milhões de reais nas obras enquanto a indenização das casas são valores ridículos. Já teve casa avaliada em quatorze mil reais.” Ele ainda fala que a maior crítica é que eles não levavam em conta a história de vida dos moradores: “Eles estão destruindo um laço social. As pessoas que moram naquela comunidade se conhecem, pedem favor aos vizinhos e eles não levavam isso em consideração.”
Com muita luta e protesto Tiago afirma que eles já conseguiram muitas vitórias por não terem aceitado passivamente. Segundo ele o projeto inicial seria de remover vinte e duas comunidades por completo, mas a partir da resistência do Comitê, das outras comunidades e de outros movimentos como o MLDM - Movimento de Luta em Defesa da Moradia, conseguiram terrenos próximos às comunidades, além de conseguirem baixar o número de famílias afetadas pela remoção. “Na minha comunidade eram quarenta e cinco casas e conseguimos que somente três saíssem de lá”, completa o membro do Comitê popular da Copa.
Assim como o Tiago, no Brasil, existem milhões de pessoas que se organizam em busca de justiça. Um reflexo deste quadro se dá com a realização do 1º Encontro dos Atingidos pelos Megaeventos e Megaempreendimentos. O evento nacional acontecerá nos dias 1 a 3 de maio, em Belo Horizonte. Em Fortaleza o Comitê já está organizando uma excursão que se destinará ao local.

Um comentário:

  1. O movimento é legítimo, assim como a organização de um comitê que discute um evento que vai influenciar diretamente na vida das pessoas. A questão dos VLTs e desapropriações conseqüentes, é um problema que tem interferido na vida das pessoas, principalmente das classes mais baixas e caracteriza uma espécie de higienização social.

    ResponderExcluir