segunda-feira, 28 de abril de 2014

O desafio de ser mãe


O dia das mães se aproxima e o segundo domingo de maio a festa é delas. São mulheres e mães solteiras, de primeira viagem, mães há mais tempo, presidiárias, adotadas, mães avós que aguardam as homenagens devidas, pois sabem dos desafios que encontram no dia a dia para corresponder a missão da maternidade. Afinal mãe é mãe!

 Aumento de peso, enjoos, noites mal dormidas, cansaço, choro, desespero, dedicação exclusiva e responsabilidade redobrada são algumas das dificuldades da maternidade que mesmo sem remuneração um gesto ou sorriso dos filhos recompensa todo o trabalho.

 A aventura de ser mãe de primeira viagem, o medo e a insegurança faz a médica Carol Dias, casada, 28, viver a cada dia uma novidade. Mãe de Cecília, recém nascida, descobre com a filha que pode sempre fazer mais, “ser mãe é um amor novo, um amor doação um amor gratuito”, afirma Carol ansiando o seu primeiro dia das mães.

 Para Emanuely França, 37, ser mãe e solteira é um desafio duplo “mesmo morando com meus pais trabalho duro pra ajudar no sustento da alimentação e educação” comenta a mãe de Sophya,8 anos, que até hoje luta pela pensão alimentar da filha, “sou pãe,mãe e pai ao mesmo tempo,e tento suprir com amor a ausência do pai”, comenta Emanuely que dá o dinheiro para a filha comprar seu presente do dia das mães.

Maria e seus irmãos
 O desafio de mãe contemporânea, com agenda apertada e tantas obrigações fizeram Luisa Monteiro, 44, se multiplicar por mil. Com a vida profissional estruturada, casada há 25 anos e com um casal de filhos na faixa dos vinte anos, Luisa disse sim a Maria que chegou de surpresa na vida do casal. “Foi um recomeçar, abalou toda a estrutura da casa”, diz a representante comercial que faz toda uma mobilização para que a filha de dois anos não sinta sua falta nas viagens a trabalho, “os irmãos de Maria são quase os pais,
 pois já tava pensando em ser avó”.
 
Liberal ou conservadora a cada nova fase dos filhos as mães vão encontrando desafios maiores. Ao mesmo tempo em que é difícil se torna enriquecedor com o fato de que cada criança tem sua configuração familiar e referencias próprias de cada condição maternal. O colo, o carinho e o aconchego de uma mãe me fez lembrar o dito popular “quem tem pai e mãe tem tudo quem não tem mãe não tem nada”, comenta Luisa Monteiro.

 Depois do Natal, esta é a data que mais fatura numa porcentagem comercial de 8,4%. Sob influência americana em homenagem as mães que perderam seus filhos na guerra civil a data foi introduzida no Brasil em 1918, mas somente foi comercializada em 1942. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada hora nascem 321 bebês no Brasil, mas a magia e a realidade de cada mãe dão um brilho especial na data.

 

4 comentários:

  1. Achei o texto e o tema muito legais, afinal ser mãe não é um trabalho fácil, principalmente quando não se tem a ajuda do pai da criança, mães jovens, adotivas, solteiras, mais maduras, elas merecem sempre nosso amor e carinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Bem escrito e abordando um tema bastante delicado de se falar. Legal ver exemplos de "pães" e mães contemporâneas, que enfrentam todos os desafios da atualidade.

    ResponderExcluir
  3. Ser mãe, realmente, não é fácil. Percebo isso pela minha mãe, rs. Mãe é algo que deveria ser eterna porque precisamos dela pra tudo. Mesmo depois de adultos. A gente pensa que é fácil, mas... é como minha mãe diz: só saberemos como é difícil quando vivermos isso.

    ResponderExcluir
  4. Tenho exemplo familiar sober essa questão de "depois dos filhos criados, engravidar novamente". E a família toda acaba tendo que se readaptar a novos hábitos, pois muitas vezes o filho mais novo tinha até mesmo a maioridade. Ser mãe de verdade, hoje em dia é complicado, a educação é cada vez mais difícil. Mas sim, é uma válida e ótima experiência, que às vezes serve até como integração do grupo.

    ResponderExcluir