quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que os simuladores tem de bom?


Nem só de pontos negativos se sustenta a lei que torna obrigatório o usode simuladores nas autoescolas do país. É necessário que se entenda que a exigência desses equipamentos também tem seus benefícios para o usuário.

Segundo o texto da lei, os simuladores de direção tem o objetivo de qualificar a formação de novos condutores. Sua principal função é apresentar ao aluno os conceitos básicos de condução, circulação em avenidas e estradas, regras de segurança, congestionamentos, diferentes condições climáticas, entre outras situações de risco. Para o assessor do DETRAN-CE, Paulo Ernesto Serpa, essa é a vantagem mais eficaz dos simuladores:



        O simulador, de acordo com especialistas, aumenta a confiança dos alunos nas aulas práticas. A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Transito (Denatran), Cristina Hoffmann, explica que o motorista ganha mais segurança após o treinamento virtual no simulador. “Os futuros condutores poderão passar por situações que irão permitir o domínio do veículo e a atenção necessária e indispensável à segurança no trânsito”, disse.

Outra vantagem, e talvez a mais importante, é que estudos mostram que o uso dos simuladores diminui o número de acidentes. Uma pesquisa da “National Center Injury”, instituto do governo americano, comprova que o uso do simulador pode reduzir pela metade o número de ocorrências, nos 24 primeiros meses após aprovação da habilitação.

Esses estudos mostram que o equipamento desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. Essa medida é interessante porque acidentes no trânsito são a maior causa de mortes no Brasil.  O país tem 22 mortes para cada 100 mil pessoas.

Portanto, se realmente os simuladores cumprirem com essa última especificação, já será de bom tamanho. Medidas preventivas são bem vindas, já que as cidades precisam de motoristas mais preparados para a situação do atual do trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário