quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vende-se Judas



Uma opção de renda no mercado da Páscoa

A Semana Santa se aproxima e com ela o aquecimento do mercado não é só de ovos de Páscoa, chocolates ou peixes. Essa época também favorece por incrível que pareça a venda do Judas o boneco feito de pano que é queimado no Sábado de Aleluia entre a Sexta Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa.


 Na Fabrica de Judas o boneco é minuciosamente elaborado. Totalmente artesanal desde a estrutura interna montada com arames, madeira, pregos e farrapos de roupas que são enxertados para dar molde ao corpo até a cabeça feita manualmente em papel machê.
No meio de tudo isso está o proprietário Luciano Cavalcante, 30, vendedor de acessórios para celular e artesão nas horas vagas que se prepara desde novembro para manter seu estoque em dia, “começo cedo a fazer as cabeças, pois essa época de março e abril tem muita chuva e são cinco dias para secar”, comenta Luciano enquanto escolhe o modelito e o sapato do Judas.


“Quem me ensinou isso foi o mestre Zé do Judas, há cinco anos ”, responde Luciano que com sua habilidade e prática elabora o boneco em menos de duas horas mesmo em meio a tanto material, roupas e sapatos, “ a estrutura é o meu diferencial para que ele não se desmorone por inteiro no fogo e queime lentamente”.
A tradição da queima do traidor de Jesus foi introduzida na cultura brasileira pelos portugueses. O ritual começa antes da meia noite do Sábado de Aleluia, onde é feito simbolicamente o julgamento, a condenação e a execução de Judas, o mal feitor. Na tradição popular, antes da “execução” dele, é lido o "testamento" de Judas, que escrito em versos é colocado no bolso do boneco e traz sátiras às pessoas e a fatos locais.


São pessoas principalmente do interior do Estado que procura por Luciano na sua fabrica. Aproximadamente nessa época ele vende 50 peças a R$120,00 cada uma e o cliente têm direito a escolher a figura do boneco, “o Lula é o mais procurado para a brincadeira”, diz rindo o artesão que esse ano lança uma novidade no mercado, o boneco Tizil do programa Nas Garras da Patrulha que vive no mundo do crime, “o Tizil vai continuar se dando mal como boneco de Judas” complementa o artista que aposta no novo modelo.
Há um bom tempo, os políticos brasileiros têm sido a figura preferida para ser retratada no boneco como alvo da fúria da população. E eles têm dado inúmeros motivos para esse grau de insatisfação popular, que é extravasada, como que num recado direto a eles. E nesse ano de eleição quem você queimaria na malhação do Judas?


 O alvo retratado em um boneco de pano recheado de serragem, será pendurado como se tivesse sido enforcado em algum poste da rua, leva pauladas, chutes e, no fim, é queimado pela multidão.

Texto: Angela Barroso

Foto: Angela Barroso
  Acompanhe aqui a elaboração do Judas



Um comentário: