domingo, 14 de setembro de 2014

Transformando teoria em prática

Criada como um produto do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro, a revista Matéria Prima une a teoria aprendida em sala de aula à prática exercida nas redações.

A produção é feita semestralmente, junto com a do Jornal Papiro, na chamada "Sala de Notícias". O processo vai desde a organização do texto, até a fotografia e design gráfico das matérias, onde os alunos e professores responsáveis por cada setor reunem-se em conjunto para a edição.

Nesse contexto, o produto jornalístico além de funcionar como um exercício do que foi aprendido, também coloca os estudantes na realidade dos profissionais, seja experimentando problemas durante a elaboração e estruturação de suas matérias, ou na satisfação em vê-las concretizadas.

A aluna do sexto semestre de Jornalismo, Ravena Cascaes, passou pela experiência e ressalta sua importância. "A Matéria Prima nos proporciona vivenciar o que ocorre no mercado de trabalho. Para eu que sou do curso de comunicação, ter isso na faculdade foi essencial", afirma.

Já Miguel Macedo, professor e editor-chefe da revista, destaca a utilidade do produto como um portfólio e o processo jornalístico como um momento rico de convivência com alunos de outros semestres e até de outros cursos, como Design e Publicidade.

As edições da Matéria Prima estão disponibilizadas no site do Quinto Andar. Lá, os interessados podem conferir as revistas de temáticas específicas, como "Profissões" e "Múltiplos Olhares".

Alunos e professores em atividade na Sala de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário