segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Multas já estão sendo aplicadas nas faixas exclusivas de ônibus

No binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont foram constatadas 5.077 irregularidades durante o período de adaptação
 Por Janaina Flor

Desde a última quinta-feira (10) a multa no valor de R$ 53,20 para motoristas que transitarem na faixa exclusiva de ônibus está sendo aplicada.  Veículos particulares só podem transitar na faixa por 100 metros quando forem fazer conversão à direita ou acessar um estabelecimento. 

Durante o período de adaptação foram registradas, em média, 362 notificações diárias nas duas avenidas por onde passam 28 linhas de ônibus. O objetivo na implantação dessas faixas é diminuir o tempo de deslocamento dos passageiros e aumentaram em até 40%, a aumentar a velocidade de circulação.


Segundo o Prefeito Roberto Claudio, “As faixas aumentarão a fluidez do trânsito, dando prioridade ao transporte público na cidade. Somada ao Bilhete Único e à integração entre ônibus e vans, essa ação acabará gerando uma nova demanda para os ônibus em Fortaleza”.

Mais obras do PAITT
As faixas exclusivas são iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), que até julho de 2015 pretende implantar mais de 122 km de faixas para circulação de ônibus, vans e táxis.
Entre as avenidas que serão beneficiadas está a Avenida Alberto Craveiro, uma das iniciativas deixadas pelas obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo.


Além das faixas exclusivas, é de responsabilidade do órgão a viabilização de ciclovias e a requalificação da Praça Portugal, que prevê a construção de um cruzamento sobre a área, dividindo o espaço em quatro praças menores.

SERVIÇO:

Faixas exclusivas de ônibus, vans e táxis funcionam:
Em dias úteis das 5h às 21h
Aos sábados das 5h às 16
O tráfego é livre em domingos e feriados

2 comentários:

  1. Com relação as faixas exclusivas de ônibus, acredito que funcionará na medida que haja uma fiscalização eficiente e constante, como também a conscientização dos próprios motoristas. Até mesmo na BR-116, onde a Polícia Rodoviária Federal realiza a fiscalização, se encontra espertinhos que queiram burlar as leis de trânsito a seu favor.

    ResponderExcluir
  2. A criação de tais faixas é uma importante medida para amenizar a atual situação do trânsito de Fortaleza. Entretanto, é importante que haja uma fiscalização maior para garantir que os horários sejam cumpridos. Claro que cabe também aos motoristas conscientizarem-se a fim de obedecer à lei.

    ResponderExcluir